quinta-feira, 22 de abril de 2010

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


AU, AU, AU, A FLA-IMPRENSA SE DEU MAL


BOTAFOGO, CAMPEÃO DESDE 1910...



E DE 2010.



NA FOTO, DE CRISTINA DE ANDRADE,

O ESCRITOR BOTAFOGUENSE NELSON TANGERINI.



"Amor é Botafogo que arde sem se ver".


Há cinco anos o Botafogo vai para a final do Campeonato Carioca. Foi campeão em 2006 e em 2010. Em 2007, 2008 e 2009, forças ocultas impediram que O Glorioso fosse o Campeão Estadual. E o mais estranho: a imprensa do Rio, abertamente flamenguista, não fazia qualquer comentário sobre o assunto. Exceto o corajoso e extinto jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, que comentou o erro do juiz Djalma Beltrami, que, após anular o gol legítimo de Dodô, ainda o expulsou. Beltrami foi para a imprensa e se retratou: disse que estava muito triste porque havia mesmo prejudicado o Botafogo.



Em três anos, tudo aconteceu. Erros sucessivos contra o Botafogo o impediram, hoje, de ser cinco vezes Campeão do Estado do Rio de Janeiro. Lamentavelmente, a imprensa do Rio não fez qualquer comentário sobre o assunto, preferindo bajular o Flamengo e seus jogadores todos os dias, a ponto de irritar torcedores do Fluminense, do Vasco da Gama, do Botafogo e dos outros clubes do Rio. Talvez para que a venda de jornais aumentasse.



Em três anos, o Rio tornou-se um feudo do Flamengo e da Fla-Imprensa, que chegou a publicar que não havia mais clubes grandes no Rio; só o Flamengo. A intenção seria, talvez, destruir os outros clubes e deixar o Flamengo sendo campeão todos os anos. É o que desejam, também, os grandes empresários, que trazem jogadores caríssimos para “O mais querido da mídia”. Por si só, o Flamengo não teria como contratar todas essas estrelas. Estamos em tempos do totalitarismos nas Américas – Central e do Sul. Os chavistas e a famiglia Castro se apoderaram do poder. Os flamenguistas, também. Era intragável a arrogância, a empáfia e a prepotência dos flamenguistas e da Fla-Imprensa.



Não vou descrever aqui o que aconteceu em três anos no Rio. Os vídeos estão aí [vejam os vídeos da Bandeirantes, não vejam os da outra emissora]. Quantos gols Adriano fez empurrando os zagueiros? Quantos pênaltis foram inventados a favor do Flamengo? Quantos os juizes deixaram de marcar – contra o Flamengo? Juan foi expulso ou punido pela agressão a Maicosuel, do Botafogo, na final do Campeonato Carioca de 2009?



Um grito estava atravessado na garganta. Torcedores do Vasco da Gama e do Fluminense torciam pelo Botafogo, ou melhor, pelo fim da “farra”. A Honestidade venceu. E o Botafogo conseguiu, novamente, ser o Campeão do Rio. E este campeonato tem um sabor diferente: o Botafogo venceu, também, a Fla-Imprensa e o marketing agressivo a favor do Flamengo.



Precisamos de uma nova imprensa no Rio; uma imprensa imparcial, com jornalistas imparciais.



Na faculdade de jornalismo, pelo menos, aprendi que nós, jornalistas, não deveríamos ser parciais.







NELSON MARZULLO TANGERINI, 55 anos, é escritor, jornalista, compositor, poeta, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, e da ABI, Associação Brasileira de Imprensa.





[A foto é de Cristina de Andrade:





http://cristinadeandradefotografa.blogspot.com/ ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário