terça-feira, 20 de abril de 2010

Prefeitura inaugura 32 casas no Loteamento Morada dos Eucaliptos

Prefeitura inaugura 32 casas no Loteamento Morada dos Eucaliptos



A prefeitura de Novo Hamburgo continua transformando a vida da população hamburguense. Após entregar 129 casas populares a moradores do bairro Santo Afonso em 2009, no sábado, dia 17 de abril, o prefeito Tarcísio Zimmermann entregou a chave e o Manual do Usuário para outras 32 famílias do Loteamento Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos, integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH). Por anos estas famílias viviam em condições precárias, em casas de madeira e em condições adversas.



Esta é segunda etapa do programa e ao todo serão construídas 76 moradias no Loteamento, todas com 42 metros quadrados, erguidas pelos próprios beneficiários do programa. As obras iniciaram em fevereiro e cada família receberá R$ 2 mil reais pela construção, liderada pela Cooperativa Habitacional Mãos à Obra. Durante a entrega, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou as dificuldades que são encontradas no processo. “É fato. De todos os programas, o que mais necessita esforço da Administração é o de contratação de habitações populares”, explicou o prefeito, lembrando que uma das condições para que o projeto de moradias populares saísse do papel, era a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), junto ao Loteamento. Tarcísio lembrou ainda que serão construídas outras 44 casas, também em Canudos, num investimento de quase um milhão de reais. “Além disso, esperamos assinar a ordem de início para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF), aqui do Loteamento, ainda no primeiro semestre”, revelou.



Para o diretor de Produção Técnica e Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação (SEHAB), Jairo Peralta, que acompanha diariamente a luta das famílias na busca por uma moradia, a entrega das 32 casas é motivo de comemoração. “Conhecemos a história de cada um de vocês. Sabemos das dificuldades que passaram até hoje. Mas, a partir de agora, tudo mudará”, afirma. Uma das beneficiadas pelo PSH, a dona de casa, Jeci Suelo, 46, estava feliz com a nova moradia conquistada. “Morava em uma casa de madeira cheia de cupins. Parte dela foi construída com materiais que coletei nas ruas da cidade. Nela criei dois filhos. Agora que eu tenho uma casa de verdade, com o tempo, espero poder comprar móveis novos, e, se der ,uma geladeira”, destacou Jeci.



Bairro Santo Afonso passará por transformações



O prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou que, no segundo semestre de 2010, devem iniciar os trabalhos que irão reestruturar parte do bairro Santo Afonso. Abrangente, a reorganização urbana do bairro compreende a construção de redes de água e esgoto, iluminação pública, construção de escola e posto de saúde, além, é claro, de outras melhorias de infraestrutura e a construção de aproximadamente 400 casas com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Para a esta obra serão investidos R$ 13,7 milhões, segundo o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário