sábado, 17 de abril de 2010

SMS disponibilizará vacinas contra Gripe A para empresas

SMS disponibilizará vacinas contra Gripe A para empresas



Apenas empresas com equipes de SST ou SESMT podem solicitar as doses



As empresas hamburguenses que possuem serviço interno de medicina do trabalho poderão solicitar à Secretaria de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo as doses para vacinar os seus funcionários contra a Gripe A (H1N1). O objetivo da ação é facilitar a imunização dos trabalhadores. Segundo a SMS, as empresas que possuírem no quadro de funcionários médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem que atuem na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ou tenham o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) podem agendar a solicitação do serviço. Para isto, basta ligar para a Casa de Vacinas, (51) 3527-1504, e falar com Ane ou Édson. Após o agendamento, a SMS orientará a equipe da empresa que fará a aplicação das doses e disponibilizará as vacinas para aqueles funcionários que integram o grupo da etapa da campanha de vacinação vigente (confira a programação abaixo).

Desde o início da campanha, em março, já foram vacinados mais de 28 mil hamburguenses. Nesta terceira etapa, que segue até o dia 23 de abril, a meta é vacinar 80% dos 45 mil jovens entre 20 e 29 anos. Além disso, pessoas que fazem parte da primeira e da segunda etapa da campanha (profissionais da saúde que atuam diretamente no combate a pandemia da gripe, gestantes, crianças entre 6 e 23 meses e doentes crônicos) e ainda não foram vacinadas também poderão receber a dose.

Para tomar a vacina basta procurar uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município das 8 às 17 horas, de segunda a sábado. A Casa de Vacinas e as UBSs de Canudos e Santo Afonso estão aplicando a dose contra o vírus até às 21 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que apresentarem quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral devem prorrogar a aplicação vacina. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação.



Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

A partir do dia 24 de abril até o dia 7 de maio estará em vigor a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. Na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde. Em Novo Hamburgo, segundo a Secretaria da Saúde, a previsão é que 110 mil cidadãos sejam imunizados contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da doença. Entre os dias 8 e 19 de março, 2,4 mil profissionais da saúde envolvidos diretamente na resposta a pandemia da doença foram imunizados.



Locais de Vacinação:

Casa de Vacinas (Rua Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Rua Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Rua Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Rua Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Rua Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Rua Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Rua Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Rua Odete Correa Schuck, 125 - Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Rua Assuncion, 85 - Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Rua Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Rua Américo Vespúcio, s/nº - São Jorge)

UBS Kephas (Rua Bernardo Ludvig, s/nº - São José)

UBS São Jorge (Rua Jabuti, 308 - São Jorge)

UBS Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Rua Saturno, 202 - Boa Saúde)

UBS Redentora (Rua Tamoio, s/nº - São José)



Calendário de vacinação contra a gripe A:

Público-alvo / Data

Profissionais de saúde e indígenas / 8 de março a 19 de março

Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos / 22 de março a 2 de abril

Jovens de 20 a 29 anos / 5 de abril a 23 de abril

Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas / 24 de abril a 7 de maio

Pessoas de 30 a 39 anos / 10 de maio a 21 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário