segunda-feira, 12 de abril de 2010

orquestra de sopro no Teatro

Orquestra de Sopros lota Teatro Paschoal Carlos Magno



As poltronas do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (do Centro Municipal de Cultura) não foram suficientes para abrigar o público que conferiu o primeiro concerto oficial da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), neste domingo, dia 11 de abril. Os corredores do local também ficaram cheios de apreciadores dos 34 músicos hamburguenses. O espetáculo teve como tema “Música no Cinema”, onde, comandados pelo maestro Marcos Vilmar Gröff, interpretaram temas de filmes internacionais, como Indiana Jones, Star Wars e Rei Leão. Integrantes do grupo de dança aérea do Colégio Santa Teresinha, de Campo Bom, participaram do concerto, realizando apresentações durante algumas interpretações. Foram arrecadados com o evento mais de 500 quilos de alimentos que foram repassados para o Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEM/NH). A atividade foi parte integrante da programação do mês de aniversário de Novo Hamburgo.



A Orquestra

Criada em 1952, foi chamada inicialmente de Banda Municipal. Em 1998 foi reestruturada com o objetivo de melhor qualificação, aumentando seu elenco e permitindo a contratação de profissionais de outras orquestras do Estado. O seu estatuto foi alterado e criou-se a Associação dos Profissionais das Artes e Técnicas Afins - APRATA, uma sociedade civil que passou a administrar a então Banda Municipal. Com a contratação de novos artistas e o acréscimo de novos instrumentos musicais, a banda transformou-se em uma orquestra, que foi batizada de Orquestra Municipal de Sopros Arlindo Ruggeri.

O novo ciclo proporcionou aprimoramento musical, qualificação dos músicos e a ampliação do repertório. Em 2006, o nome da orquestra mudou para ORQUESTRA DE SOPROS DE NOVO HAMBURGO (OSNH), pois se entendeu que era necessária uma denominação mais abrangente para o grupo, além de que este nome facilitaria a identificação da comunidade com a orquestra.

Reconhecida dentro e fora do Rio Grande do Sul, a OSNH já tocou com personalidades como Renato Borghetti e Tango's Show. Ela realiza concertos nos bairros e apresentações didáticas na rede municipal de ensino. Com o apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) é hoje fundamental para a representação do município em suas atividades regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário