sábado, 17 de abril de 2010

Segunda é dia de combater a Dengue

Segunda é dia de combater a Dengue




A Secretaria da Saúde (SMS) de Novo Hamburgo realiza nesta segunda-feira, dia 19 de abril, uma ação de conscientização e mobilização contra o mosquito transmissor da Dengue. O evento ocorrerá 14 horas na Praça do Imigrante. Conforme o coordenador dos Agentes da Dengue, Josué da Silva, o objetivo é orientar a população sobre os riscos da doença causada pelo Aedes aegypti. “Queremos mostrar para a comunidade que é possível ficar livre desta doença com ações simples, como evitar água parada e limpa”, afirma.

Neste dia, agentes da Dengue estarão distribuindo material informativo das ações que devem ser tomadas pelos hamburguenses para que o mosquito não se dissemine. Além disso, um laboratório será montado na Praça, para que a comunidade possa conhecer de perto as fases de desenvolvimento do mosquito.



Ação contra Dengue

Duas vezes por semana, equipes de Agentes da Dengue, do Departamento de Vigilância Sanitária, percorrem os bairros que fazem divisa com outras cidades para recolher amostras de larvas de mosquitos. “A estratégia é controlar a entrada do inseto em Novo Hamburgo. Caso existam mosquitos nos municípios próximos, eles terão que passar por esse cinturão de armadilhas”, explica Silva.

As armadilhas, confeccionadas com pneus descartados, funcionam como atrativo para as fêmeas de mosquitos depositarem seus ovos. Uma vez por semana os agentes visitam o local e coletam amostras de larvas, que são posteriormente analisadas em laboratório e identificadas. Após a coleta, a equipe limpa a armadilha e a reposiciona novamente para continuar controlando a entrada do mosquito na cidade. Com a colaboração da comunidade, cerca de 100 armadilhas foram espalhadas em residências e estabelecimentos comerciais em Novo Hamburgo.



O quê: Campanha de conscientização contra Dengue

Quando: Segunda-feira, dia 19 de abril, às 14 horas

Onde: Praça do Imigrante, no Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário