domingo, 11 de abril de 2010

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini

Nós Desatados








[Crônicas sobre rádio, cinema, teatro,

televisão, música, literatura, caricaturas

e a vida alheia]



Autor: Nelson Marzullo Tangerini





Este livro é para:

Nestor Tangerini e Dinah Marzullo Tangerini, meus queridos pais [in memoriam] Nirton, Iracema, Vinícius, Vanessa, Nirson, Aliete, Marcelo e Márcio Tangerini; Maurício Maurzullo [in memoriam] , Netinha, Letícia, Marisa, Graça e Maurício Jorge Marzullo, Jacyr Freire e Elisabeth Barroso, Maria de Lourdes, João Baptista, Iracema e Lúmen Ramalho; Marcelo de Quadro [Polegar], Ione Jaeger, Vilnei Khols, Fábio Siqueira do Amaral, Sônia Oiticica [in memoriam], Antônia Marzullo e José Pinto da Costa [in memoriam], Marcos Caldeira [O Cometa Itabirano], Carlos Drummond de Andrade [in memoriam], Affonso Romano de Sant´Anna, Fernando Brant, Uelinton Farias Alves, Jorge Eduardo e Marina Magalhães, Tânia e Aurinha Marzullo, Clube dos Escritores Piracicaba, Ricardo Mattos Martins, Maurício Silveira [Suburblues], Denise Simões Madureira, Cristina de Andrade [pelo amor e pelas fotos], Erthal, Pimentel, Roberto S. Kahlmeyer-Mertens, Luiz Leitão [in memoriam], Mazzini Rubano [in memoriam, René Descartes de Madeiros [in memoriam], Apollo Martins [in memoriam], Luiz de Gonzaga [in memoriam], Olavo Bastos [in memoriam], Neusa [Tangerini] d´Arcanchy e seus filhos, Nancy Tangerini d´Arcanchy França e seus filhos, Ana Lúcia [Tangerini] Bandeira de Mello da Silva [in memoriam] ... enfim, todos aqueles que me ajudam a escrever, dando forças.





HOMENAGEANDO MEU PAI, NESTOR TANGERINI,

E MEU TIO, MANUEL PÊRA.


Que boa lembrança tenho deles!






SOBRE O BEIJO

Nestor Tambourindeguy Tangerini



Vinha eu pela rua do Ouvidor, quando se me depara o grande primeiro ator Manuel Pêra. Pela rua do Ouvidor, sim. Sou conservador e a referida via me continua sendo a velha e tradicional rua Ouvidor. Entre mim e o Pêra como que acabava de realizar-se uma transmissão de pensamento, pois ia, mesmo, torcendo por vê-lo na cidade. Inteligente e cheio de bossa, poder-me-ia ser bem mais útil do que qualquer literato cediço.

- Olá, Pêra! Nem de encomenda...

- Como vai o senhor, Conselheiro?

- Vinha agora mesmo pensando em me encontrar com você.

- Que temos de novo?

- Preciso que você me tire de uma sinuca.

- Ora, Conselheiro!... Quem sou eu para acompanhar Nosso Pai fora de hora? Em que posso servi-lo, Conselheiro?

- Prometi à Alda Garrido escrever, n´O Espêto, uma crônica sobre o beijo, esquecendo-me, no entanto, de que o assunto é dos mais esgotados.

- Realmente. Vem de quando Adão e Eva se beijaram, pela primeira vez, naquela marmelada de maçã, passa pelo beijo de judas e chega até ao beijo cinematográfico de hoje.

- De modo que é quase impossível apresentar coisa inédita.

- O recurso é lançar mão do que há sobre o beijo e fazer novidade na feitura da crônica.

- Bem lembrado. Então, recapitulemos.

- Comece o senhor.

- Para o filósofo, o beijo é nada, e, como o nada, pode gerar muita coisa...

- Para o médico, o beijo é um dos transmissores dessas erupções que não dão em poste da Light...

- Para o advogado, o beijo é um mandado de segurança...

- Para um engenheiro da Central, o beijo são bocas que se encaixam como dois vagões entrando um no outro...

- Para o químico, o beijo é uma droga inflamável...

- Para o padre, o beijo é um ato que só se pratica religiosamente nas santas e nas comadres...

- Para o DASP, o beijo é um concurso de primeira entrância...



- Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, o beijo é aquela água... se o fogo não for muito grande.

- Para o Dr. Jaime Guimarães, chefe da 4ª Secção dos Correios, o beijo é o selo do amor.

- Alguns, dá-lhes na cabeça beijar cabelos.

- Outros acham que só se deve beijar o beicinho de baixo, porque o de cima fica perto do nariz...

- Os namorados cheios de dedos procuram beijar na mão.

- Outros metem os pés pelas mãos e beijam em qualquer parte...

- Os japoneses, geralmente, não beijam.

- Os franceses gostam muito de beijar no pescoço...

- E você, Pêra, que diz você a respeito do beijo?

- Para mim, Conselheiro... Para mim o beijo é uma porcaria gostosa, como outras porcarias...

- Deu-me o grande comediante a sua opinião e despediu-se, comunicando-me partiria para São Paulo, a fim de lá estrear na Companhia Procópio Ferreira...

E está feita a crônica...

Crônica publicada na revista O Espeto, Ano 1, nº 2, 1/5/1947, pág. 2, com o pseudônimo Conselheiro Armando Graça.



Publicada, também, no livro PERFIL QUASE PERDIDO – UMA BIOGRAFIA PARA NESTOR TANGERINI, de NELSON MARZULLO TANGERINI.

DADOS BIOGRÁFICOS:

Manuel Pêra - Ator de teatro, cinema e televisão; pai das atrizes Marília e Sandra Pêra, era casado com Dinorah Marzullo Pêra, filha da atriz Antônia Marzullo.

Alda Garrido - Atriz de teatro, muito amiga de Antônia Marzullo, dos Pêra e dos Tangerini. Trabalhou com Antônia e as irmãs Dinah e Dinorah Marzullo.

Procópio Ferreira - Ator de teatro; pai da atriz Bibi Ferreira. Ambos amigos da família.

Nestor Tambourindeguy Tangerini – Escritor teatral, jornalista, cronista, poeta, caricaturista, compositor e professor de língua portuguesa; casado com Dinah Marzullo Tangerini, irmã do advogado e poeta Maurício Marzullo.

Filhos de Nestor Tangerini e Dinah Marzullo Tangerini: Nirton, Nirson e Nelson Tangerini.



continua na próxima semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário