domingo, 11 de abril de 2010

CHASQUE DA CULTURA

CHASQUE DA CULTURA
Cláudio Pinto de Sá




C H I C O E D I S C I P L I N A

O ano de 2010 marca o centenário de nascimento de Francisco Candido Xavier, ou simplesmente Chico Xavier. É a mediunidade mais conhecida e propalada entre os brasileiros. Sua obra é (ou foi) vasta, notadamente na caridade. Dentre tantos fatos que podemos ter acesso, recolhi um que transcrevo, de maneira sucinta. Trata-se de um diálogo que teria acontecido entre Chico Xavier e o espírito Emmanuel em 1931. Instado de que maneira poderia praticar a mediunidade, respondeu-lhe o espírito: “Respeitando três pontos básicos: o primeiro - disciplina; o segundo - disciplina, o terceiro – disciplina”. Ainda ter-lhe-ia dito: “E quem se reporta à disciplina, refere-se ao esforço máximo que nos compete no serviço de auto-aprimoramento”.

Inúmeras de vezes, aqui no espaço do Chasque da Cultura e em outras ocasiões e situações, eu externei a idéia, pela qual pugno, de que é esse passo, a disciplina, o primeiro a ser dado no galgar de uma imaginária escada que leve à cidadania e civilidade plena. Pela ordem, os três primeiros degraus são: disciplina, educação e cultura. Respeitada e praticada essa sequencia, desembocaríamos no quarto degrau que chamo de saber. E é no saber onde tudo se decide. Quem sabe, decide. Quem decide, sem o saber, envereda por caminho dúbio ou eventual. Pode errar grosseiramente assim como pode acertar de maneira ocasional. Aos acertos as loas podem e devem ser tênues. No entanto, nos erros as conseqüências podem ser terríveis. Não possuem má educação ou são incultos os políticos/administradores da vez, que permitem, criminosamente, que pessoas sem a mínima noção de perigo e sem assistência, povoem encostas de morro. De grosseira indisciplina é que são acometidos (para sermos ingenuamente modestos). Se tomássemos o degrau disciplina e formatássemos uma escada vicinal, o primeiro degrau dessa nova via seria a Ordem. Cumprir a ordem existente é o início da prática disciplinar. Cumprir e fazer cumprir. Alias, está em todos os juramentos de quaisquer instituições. Pode habitar encosta de morro sem os cuidados necessários? Resposta: “Não”. “Dura lex sed lex”. Ou melhor, explique-se, agora (verão/outono de 2010) os indisciplinados da vez aos parentes e amigos das centenas de mortos e feridos nas tragédias ocorridas, notadamente no Rio de Janeiro.

Continuarei batendo nessa tecla: disciplina, antes mesmo da educação. É claro, e por isso repito, se argumentos me convencerem que a ordem dos degraus é outra, bem, aí eu teria chegado a um saber maior comparado com o que atualmente me apoio. A irredutibilidade perante fatos ou argumentos de comprovação inquestionável não seria prova de disciplina. Sombras muares apareceriam.

claudio@aymore1952.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário