terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prefeitura presta auxílio à famílias desabrigadas

Após a enchente que deixou cerca de 90 pessoas desabrigadas nos bairros Canudos e Santo Afonso, os esforços da Prefeitura de Novo Hamburgo voltam-se para a limpeza das residências e ruas que foram inundadas. Para isso, as secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), Desenvolvimento Social (SDS), Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) elaboraram um plano de ação para auxiliar os bairros e vilas atingidas.

A estratégia formada busca amenizar os problemas estruturais e de saúde que atingiram os moradores das áreas ribeirinhas. O Departamento de Vigilância Sanitária e as demais secretarias que prestam auxílio às vítimas estão distribuindo material informativo nas áreas mais prejudicadas. Já a SDS, por meio de um cadastro, fará a distribuição de roupas, cobertores e calçados aos alojados da escola Harry Roth. "Em situações de cheia, é preciso redobrar o cuidado com doenças como a leptospirose e hepatite. Por isso, uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) estará visitando os atingidos para verificar se há pessoas necessitando de atendimento médico, começando pelos alojados na escola", explica o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e médico, Ernani Galvão.

De acordo com informações da Defesa Civil 2,5 mil pessoas e 550 casas foram atingidas pela cheia. No domingo, dia 4 de outubro, a Prefeitura auxiliou as 75 pessoas que estavam no Instituto Estadual Seno Ludwig, bairro Canudos, na volta para casa. Segundo o coordenador da Defesa Civil e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, o trabalho está focado no bairro Santo Afonso, pois a Vila Capanema ainda sofre os reflexos da elevação das águas. Na escola Harry Roth, 15 famílias ainda estão alojadas e só voltarão para casa quando o nível do rio baixar. Nesta segunda-feira, 5, a coordenadora da Defesa Civil, Inácia Wasem, levará a documentação necessária à Defesa Civil Estadual para buscar novas cestas básicas. Assim que os alimentos e os kits de limpeza estiverem liberados eles serão entregues aos desabrigados.

Nesta segunda-feira, 5, a SEMOPSU inicia trabalhos de melhorias em locais pontuais do bairro Santo Afonso onde o nível da água baixou. Por parte da SEMAM, continua o auxílio às famílias com dois barcos e um veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário