quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lançamento do livro Avenida de Histórias


Avenida de Histórias



- Escritor Henrique Schneider (Patrono da 27ª Feira do Livro de Novo Hamburgo)

- Ilustrações de Diogo Fatturi

Sessão de autógrafos com os autores



Quando: Terça-feira - 13 de outubro de 2009

* Programação da 27ª Feira do Livro de Novo Hamburgo

Onde: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz,112, Centro - NH)

Horário: 8h30min





Avenida de Histórias

Publicação que será lançada na Feira do Livro de Novo Hamburgo conta anedotas envolvendo tradicional café fechado na década de 90



Ninguém melhor para contar histórias do que um escritor. Se o assunto é humor então, perfeito. Com essa perspectiva o Patrono da 27ª Feira do Livro de Novo Hamburgo lança Avenida de Histórias. Henrique Schneider escreve sobre anedotas ocorridas ou contadas em um dos mais tradicionais cafés da história hamburguense.

Fechado na década de 90, o Café Avenida foi palco de acordos políticos a apostas envolvendo objetos inusitados. Pois foi com o pai, Nestor Schneider, ex-deputado e ex-prefeito de Campo Bom, que Henrique começou a freqüentar o local. O escritor conta que as passagens engraçadas aconteciam lá mesmo. -Se não aconteciam, eram propagadas ou até inventadas-, brinca.

- O Café Avenida faz parte da minha vida. Eu ia toda a semana com o meu pai e ouvia muitas histórias -, lembra Schneider. Agora, compartilha a nostálgica experiência em um livro que resgata um humor pouco presente à sociedade contemporânea. Uma espécie de homenagem prestada pelo Patrono da edição 2009 da Feira do livro. - Novo Hamburgo tem uma tradição séria de valorização do trabalho, mas também pequenas histórias bem humoradas que construíram sua identidade. -

As fontes eram freqüentadores assíduos como o fotógrafo Alceu Feijó. Ele inclusive escreve o prefácio do Avenida de Histórias. As anedotas permeiam décadas na Capital Nacional do Calçado. Começam nos anos 30, 40... Chegam ao Século XXI, mesmo depois do fechamento do café. - Novo Hamburgo precisa sorrir um pouco mais. Isso faz bem -, avalia o autor.



A OBRA



O lançamento ocorre no dia 13 de outubro, durante a Feira do Livro de Novo Hamburgo. Serão dois mil exemplares com mais de 100 anedotas. Uma parte da tiragem comercializada em livrarias e outra doada a bibliotecas da região. Também compõem a obra 20 imagens do ilustrador Diogo Fatturi, em alusão às histórias. Projeto e edição são da Um Cultural com financiamento do Ministério da Cultura através da Lei Rounet.



---

Felipe de Oliveira

Jornalista - MTb 14029

VERSÃO FINAL Comunicação

Novo Hamburgo - RS

E-mail: versaofinal@uol.com.br

Fone: (51) 81220039

Nenhum comentário:

Postar um comentário