quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer





A LEI OU A GRAÇA?






“O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus. O que é que isso quer dizer? Vamos continuar pecando porque não somos mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus? É claro que não! Pois vocês sabem muito bem que, quando se entregam a alguma pessoa para serem escravos dela, são, de fato, escravos dessa pessoa a quem vocês obedecem. Assim sendo, vocês podem obedecer ao pecado, que produz a morte, ou podem obedecer a Deus e ser aceitos por ele.”



(Romanos 6. 14-16, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).





Muitos cristãos não entendem o que significa viver sob a graça de Deus. Quando eu era criança, fui ensinado a crer num Deus que se adequava às minhas vontades. Esse Deus não tinha personalidade, porque tudo que eu achava estava certo. Tirando não matar e não roubar, todas as outras regras de Deus eram decorativas. Observando meus familiares, que é o primeiro exemplo de uma criança, via exatamente esse Deus mundano, que se moldava às vontades de Sua criatura. O que mais ouvimos hoje é cristão dizendo que “Deus vai entender as minhas razões”, “Deus sabe pelo que eu passei”, “Deus é misericordioso”, “hoje vivemos pela graça de Deus”. Essas afirmativas estão corretas, e creio em todas elas. O problema é que, numa interpretação superficial, elas nos induzem a pensar que podemos fazer qualquer coisa que quisermos - sem nos preocuparmos com o que Deus nos mandou efetivamente fazer - e mesmo assim seremos salvos. Isso não é verdade, pelo menos não em relação ao Deus que está na Bíblia. O pecado é a desobediência aos mandamentos do Senhor. Somente recebemos misericórdia dEle se nos arrependemos e passamos a obedecer-Lhe. Paulo é claro quando fala: “Vamos continuar pecando porque não somos mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus? É claro que não! [...]” (Romanos 6. 15-16).



Quando a Bíblia afirma que Jesus Cristo morreu por nós e estamos debaixo da graça de Deus, significa que o pecado já não tem mais poder sobre aquele que crê em Seu sacrifício, e que Deus perdoa, pelos méritos do Filho, todo o pecado praticado pela pessoa antes de sua conversão a Cristo. Após essa conversão, é claro, continuamos pecadores. Entretanto, no momento em que o Espírito Santo alerta a pessoa de um pecado, ela se arrepende e confessa o erro a Deus. A graça de Deus significa que, primeiro, temos o Seu Espírito junto conosco para nos avisar do erro, através da Bíblia Sagrada, de um irmão, de um pastor, ou até mesmo no alerta pessoal que Ele faz na nossa mente quando pecamos. Em um segundo momento, estar debaixo da graça de Deus quer dizer que, depois de eu ter ouvido esse alerta do Espírito, se eu me arrepender e confessar ao Senhor este pecado, Ele me perdoará. Mas arrependimento não é chorar e fazer tudo de novo, mas sim excluir de vez aquele pecado da sua vida. Às vezes é difícil, requer perseverança, nem sempre se consegue na primeira tentativa. É o caso dos vícios (cigarro, álcool, pornografia), por exemplo. Todavia, Deus conhece o nosso coração, Ele vê quem verdadeiramente quer abandonar o erro, e se esforça, se sacrifica para conseguir isso a qualquer custo, e quem está apenas de “conversa fiada”. Eu mesmo tenho coisas a superar que ainda não consegui. Porém, isso já está com os dias contados, essa é a minha fé!



Viver no pecado, esperando que Deus perdoe mediante Sua graça, é um equívoco. Deus não tem parte com o pecado. Ele ama o pecador, mas odeia o pecado. E se você é cristão, e está em Cristo Jesus, então o Espírito que está em você te convence e te capacita a não fazer mais a coisa errada perante Deus. Em 1ª João, o apóstolo ratifica resumidamente o que relatei nesse artigo. Ele afirma: “Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei. Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os pecados e que ele não tem nenhum pecado. Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu. Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto. Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito. Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai. A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus.” (1 Joao3. 4-10). E o apóstolo Paulo nos revela em Romanos 6. 23 o resultado do pecado: “Pois o salário do pecado é a morte [...]”, leia-se “segunda morte” (a morte eterna).



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).






Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário