sexta-feira, 10 de julho de 2009

Secretaria da Cultura abre votação para escolha do Patrono




A secretaria da Cultura deu início nesta sexta-feira a votação para a escolha do Patrono da 27ª Feira do Livro de Novo Hamburgo, que ocorre de 9 a 18 de outubro. Segundo a secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, a proposta para esta edição da feira é que a oportunidade de escolha do patrono seja dada à comunidade. “Fizemos uma pesquisa baseada em alguns pré-requisitos que a comissão organizadora da Feira estipulou. Conversamos com entidades, escolas, grupos culturais e setores públicos chegando aos quatro nomes de escritores que agora irão para votação”, explica Anita.
A secretária informa ainda que a comissão, que em diversas reuniões debateu o assunto, chegou a conclusão de que o patrono tem que ser alguém que conheça a cidade e que esteja diretamente envolvido com a feira. “Buscamos alguém ligado a Novo Hamburgo ou a região porque este ano haverão diversas atividades pré-feira, juntamente as escolas e instituições, e que certamente necessitarão da presença do escolhido”, argumenta Anita. A feira, tradicional no município e uma das maiores da região, já teve como padrinhos escritores como Letícia Wierzchowski, Moacyr Scliar e o escritor e professor Ernest Sarlet. A votação para eleger o próximo patrono do evento está sendo realizada no site www.novohamburgo.rs.gov.br e segue até o dia 31 de julho. Abaixo segue o perfil dos quatro candidatos ao título.

Carlos Urbim
Jornalista e escritor de livros infanto-juvenis. Nasceu em Santana do Livramento, mudando-se aos 19 anos para Porto Alegre. Foi durante dez anos, editor de cadernos do jornal Zero Hora. Atualmente é editor do Departamento de Multimídia de História da RBS/TV e desenvolve pesquisa e produção de textos para documentários e programas especiais. Publicou obras como “Um Guri Daltônico”, “Patropi”, “Uma Graça de Traça” e “Diário de um Guri”. Em seus livros utiliza a poesia como forma de cativar os pequenos leitores. Seus personagens tem fortes vínculos com o cotidiano gaúcho.

Liti Belinha
A escritora, professora e poetisa hamburguense já é destaque no mundo literário. Participou de diversos concursos e de inúmeras coletâneas literárias nacionais e internacionais. Foi classificada com destaque em publicações de inúmeros estados brasileiros, bem como no Uruguai e Argentina. Não faltaram menções honrosas em concursos de contos e poemas que caracterizam, em especial, seu talento e expressão literária.

Henrique Schneider
O escritor e advogado hamburguense, nasceu em 1963. Escreveu livros como o sucesso “Contramão” (Livro do Ano em 2008 na categoria Narrativa Longa pela Associação Gaúcha de Escritores - Ages), “Pedro Bruxo”, “A segunda pessoa” e o também premiado “O Grito dos Mudos”. O trabalho mais recente de Schneider são os textos do livro de fotos Novo Hamburgo – a cidade se revela, dos fotógrafos Joel e Isa Reichert. Desde 2003, mantém a coluna Vida Breve e nos últimos dois anos promoveu circuitos de leituras patrocinados pelo Centro Universitário Feevale, que passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Montevidéu e Buenos Aires.

Fabrício Carpinejar
Carpinejar nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul. É poeta, cronista, jornalista e professor, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Atualmente vem sendo aclamado por escritores do porte de Carlos Heitor Cony, Millôr Fernandes, Ignácio de Loyola Brandão e Antonio Skármeta como um dos principais nomes da poesia contemporânea. É autor de livros de poesia como "As Solas do Sol", "Terceira Sede” e "Como no céu/Livro de Visitas", livros de crônica como "O Amor Esquece de Começar" e dos infantis "Porto Alegre e o Dia em que a Cidade Fugiu de Casa" e "Filhote de Cruz-credo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário