terça-feira, 7 de julho de 2009

Primeira reunião preparatória à Conferência Municipal / Regional de Comunicação 2009

CONVITE



Prezados,

Recentemente, no dia 16 de abril, o presidente Lula, numa atitude inédita na história brasileira, sancionou decreto convocando o Ministério das Comunicações, juntamente com a Secretaria Geral da Presidência da República e a Secretaria de Comunicação Social, a realizar a I Conferência Nacional de Comunicação do país. Também decretou que fosse nomeada uma Comissão Organizadora, composta por outros órgãos do poder público e instituições da sociedade civil. Na prática, isto significa que, pela primeira vez, a sociedade está sendo convidada a analisar, debater, propor e interferir nas políticas de Comunicação Social de sua região e também do Brasil.

A I Confecom está marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Brasília, mas prevê etapas preparatórias nos municípios, regiões e estados. No RS, assim como nos demais estados do país, a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos grupos e a conseqüente implementação de veículos somente em grandes centros (recente pesquisa aponta que 72% dos 496 municípios gaúchos não dispõem de veículo algum, em nenhum dos meios de comunicação), impõe que poucas conferências preparatórias acontecerão. E as que ocorrerem possivelmente envolverão mais de um município.

Diante desta conjuntura, a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo, consciente da importância do debate com relação ao tema, mantém a preocupação de que não se realize a mobilização adequada no município ou mesmo na região. Isto comprometeria a representatividade do Vale e demais cidades vizinhas na Conferência Estadual de Comunicação, cuja realização obrigatoriamente deve acontecer até o final de setembro. E dela é que finalmente sairão os delegados incumbidos de nos representar no grande encontro nacional.

Buscando evitar este cenário, convidamos a todos interessados no tema para construir o processo da Conferência na região. Ele não pode e não deve ser encabeçado pelas Prefeituras Municipais (apesar de seu envolvimento crucial), mas de um coletivo representativo dos segmentos da sociedade. Precisamos mobilizar não apenas profissionais e estudantes da Comunicação Social, mas de todas as áreas correlatas, a exemplo da psicologia, direito, antropologia, sociologia e demais ciências humanas.

O primeiro passo para esta descentralização do processo será dado na próxima segunda-feira, 13 de julho, às 17h, no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Guia Lopes, 4201, bairro Canudos), em Novo Hamburgo. Contamos com a sua presença e a de quem mais você ou sua entidade julgarem importante. Na ocasião, membros da Comissão Estadual estarão presentes, contribuindo para a organização do processo e responderão a todas as dúvidas com relação ao tema.

Surgindo a necessidade de outras informações, basta entrar em contato conosco, através deste e-mail ou dos telefones 3594-9980 ou 3594-9913.

Att.
Subscrevemo-nos

Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura Novo Hamburgo
imprensa@novohamburgo.rs.gov.br
(51) 3594-9980

Nenhum comentário:

Postar um comentário