quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mais dois casos da nova gripe são confirmados no município

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (SMS) confirmou mais dois casos da nova gripe em Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira, dia 8 de julho. Com isso, subiu para cinco o número de pessoas infectadas pelo vírus no município. No entanto, todos já foram liberados. De acordo com a secretária de Saúde, Clarita de Souza, os novos casos são de pessoas que já estavam na lista de suspeitos e todas as medidas referentes ao isolamento para evitar a proliferação do vírus foram tomadas. “Os exames apenas comprovaram as suspeitas. Eles passaram pelo isolamento domiciliar e foram liberados por não apresentarem mais os sintomas”, afirma.

A coleta de material para exame das pessoas suspeitas colocadas em isolamento é feita pelo Departamento de Vigilância Sanitária e enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do Rio de Janeiro, para análise. O resultado leva cerca de dez dias para ficar pronto.

Casos suspeitos - O número de casos suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) também subiu desde terça-feira, dia 7 de julho. Agora são sete pessoas em isolamento que aguardam os resultados dos exames. Já o número de pessoas monitoradas pelo Departamento de Vigilância Sanitária permanece em 57.

O Comitê Técnico de Enfrentamento da Influenza A (H1N1), em reunião com o comitê estadual, definiu que a situação no município está sob controle e não há motivo para novas ações contra o vírus. Entretanto, Clarita reforçou que as pessoas devem continuar tomando os cuidados básicos para evitar o contágio da gripe A, como ventilar os locais de convívio, lavar as mãos frequentemente e evitar o consumo de álcool e o fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário