terça-feira, 15 de junho de 2010

Produtores já recebem vale diesel em Lomba Grande

Produtores já recebem vale diesel em Lomba Grande



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), continua mobilizando os produtores rurais de Lomba Grande para adesão ao vale diesel. O benefício é uma nova medida de incentivo à produção rural implementada a partir do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), regulamentado através de decreto municipal em abril deste ano.

Com isso é possível o fornecimento de cotas de óleo diesel. A cada 25 Unidades de Referência Municipal (URM) emitidas em notas fiscais, será concedido aos produtores um litro do combustível. A SDR já possui um levantamento dos produtores interessados em aderir ao vale diesel. Até o momento 60 pessoas estão habilitadas a receber o benefício.

O produtor rural Jorge Cassel, 41 anos, aproveitou a oportunidade e foi até a SDR para desfrutar do benefício. "Fiquei surpreso com essa novidade e tenho certeza que esse incentivo será muito importante para amenizar os custos da minha produção", afirma. Jorge utiliza em sua propriedade três tratores e uma colheitadeira. Seu gasto anual com combustível é de três a quatro mil litros por ano. "O diesel é um componente bastante caro, que pesa no bolso do agricultor", justifica. Com o vale diesel, o produtor terá direito a cota máxima estipulada de 900 litros por um ano.

Para realizar a inscrição e receber o vale diesel, os produtores rurais devem procurar a SDR (Rua João Aloysio Allgayer, 1238, Lomba Grande), com as notas fiscais emitidas no ano anterior ao exercício atual. O diretor de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, ressalta a importância da medida, já que a prática da emissão das notas permite um retorno de arrecadação para o Município. “Além disso, ocorre uma valorização do trabalho realizado pelos produtores rurais de Lomba Grande, possibilitando que a localidade seja considerada uma área de produção agrícola”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário