quarta-feira, 16 de junho de 2010

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco


14 de junho, segunda-feira passada, foi o dia do doador de sangue. Você se lembrou disso? Você pode ser um!






VI – SÃO PAULO




Tatiana completou um ano e, logo a seguir, dezessete dias após, nascia a Fernanda - chamada pela Tati de “Neném” – duas paulistanas. Três meses depois, procurávamos, a mãe e eu, o bico da Nanda. Pedimos à Tati para nos ajudar a procurá-lo. No mesmo instante, ela tirou da boca o seu bico, entregou-me e me disse:


- Bico da Neném.


- Não... é o seu.


- Bico da Neném! retrucou - e nunca mais aceitou bico. Quando lhe ofereciam, dizia:


- Bico da Neném.


Pena! - criança usando bico, além de lindo, para mim é o símbolo da inocência.


031 - Os Puxa-sacos



Palácio do Morumbi



Trabalhava no DAEE, São Paulo, que, além do controle da energia elétrica, através da Cesp, e água, executava algumas obras, como correção de rios, tratamento e uso das águas. e a cada obra terminada convidavam-nos para a inauguração. Muitas vezes, realizavam-se as festas no Palácio no Morumbi, Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo – e como havia festas! E de tanto ir lá, era conhecido dos guardas, entrando e saindo com meu carro, como funcionário público, sem maiores problemas. Uma das coisas interessantes: a liberdade em todas as dependências do Governo; quantas e quantas vezes andei tranqüilamente por todo o Palácio, inclusive indo ao apartamento do governador. Hoje, a segurança...



... e o cordão dos puxa-sacos cada vez...



O mais impressionante do visto em tudo isso foram os louvaminheiros, verdadeiramente os lictores que precediam os políticos, com seus encômios, os encomiastas modernos, - ou, rasgando o verbo, os puxa-sacos palacianos - rodeavam os políticos, louvaminhando-os, turibulando-os e lisonjeando-os como autênticos cachorrinhos ou cercando-os como formiguinhas em um grão de açúcar caído no chão. Descrevê-los seria difícil... Não dá para acreditar! Até vergonhoso. Sentia-se o constrangimento do Governador, de seus Secretários e de todos os presentes. Aqui pra nós: pra agüentar discurso demorado de político - e os nossos políticos! - só mesmo os puxas! Puxa-saco não difere quanto à hierarquia - quanto mais alto o cargo... basta ver e ouvir os políticos nas TVs...

Repare na televisão os Ministros, Secretários e Deputados do mesmo partido, ou aliados, referindo-se aos chefes... Dá pena... parece até que estão nos cargos, não pela competência profissional, ou política, mas pela aptidão em puxar sacos!... e exceções há pouquíssimas... se as houver! Quem não puxa saco... puxa carroça! Seria o lema, ou dilema, deles?

Sabe a história, fala-se, o chefe vai ao banheiro e os puxa-sacos, se deixar... ajudam... desabotoam... puxam... tiram... limpam... ufa!... deixe pra lá!

Conforme as más línguas... e o que presenciei!... é pior!

... e o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais!



Benedito Franco



Você é um doador de sangue, de medula ou de órgãos?... Pode e deve ser... acredite! Já tentou? Procure...

Nenhum comentário:

Postar um comentário