quarta-feira, 16 de junho de 2010

MIRANTE - Marcelo de Quadro

Marcelo de Quadro

Crônicas do Desjejum

Quarta, dia 16 de junho de 2010. Minha mãe está voando para Vitória, no Espírito Santo. De avião. Tomou coragem a avó da Larihsa, do Dudu e do Paulinho. E ela vai justamente para ficar, durante um mês, com o Paulinho. Seus pais vão para Nova York ele vai ficar à disposição da vó Helena com seus 4 e poucos anos de vida. Enquanto isso a Lari está ensaiando seus primeiros passos pra ser estagiária-aprendiz na empresa Fröllich, em Ivoti. Ontem foi encaminhar o cadastro e hoje vai dar um pontapé inicial na conta bancária. Está com 16 anos e tem bastante dedicação e uma visão bem consciente da vida. Terá sucesso a nossa canhotinha dourada.


A Copa do Mundo segue na África do Sul. Ontem tivemos a estréia do Brasil. Foi tenso. O meio campo não funcionou. É lento com Gilberto Silva e Felipe Melo. Kaká não está nas melhores condições, todos sabemos. Mesmo assim esforçou-se e, no segundo tempo, começou a soltar um pouco mais e criou algumas jogadas. Robinho foi o que mais tentou. Mas quando é marcado diminui muito a sua produção. Dunga colocou, no segundo tempo, Ramirez, Nilmar e Daniel Alves. Para o meu gosto deveriam ser titulares. Pelo menos Nilmar e Daniel Alves. Os dois têm velocidade e boa técnica. E o Ramirez é uma excelente alternativa para fazer o meio campo render com velocidade e aproximação dos atacantes. Por falar em atacantes, o Luís Fabiano faz tempo que está devendo. Não consegue jogar, faz muitas faltas bobas e está irritado por qualquer coisa. Não disse, ainda, por que é chamado de ‘Fabuloso’. Tem que melhorar muito e rápido.

Chile e Honduras estão jogando neste momento. É final de primeiro tempo. O Chile marca um gol com o atacante Beausejour, de mãe chilena e pai haitiano. Lembram dele? Teve uma passagem relâmpago pelo Grêmio, não foi aprovado, e hoje é titular da seleção chilena. Valdívia, que jogou no Palmeiras, é o craque da equipe sulamericana. Por falar em atacantes que passaram pelo Grêmio, não foram aproveitados e hoje estão em alguma seleção, lembro também do Grafite. Outro que também não foi aproveitado é o ala Michel Bastos, do Brasil. Quem poderia imaginar? E ele até fez uma boa partida, ontem contra a Coreia do Norte.

Como a Copa é na África do Sul, nestes tempos de revolução global, onde a cada instante se vê uma irrupção, seja da natureza, seja humana (vide Faixa de Gaza, por exemplo) é bom lembrar que na África temos exemplos de homens maltratados que servirão de exemplo, para muitas gerações. Mandela, depois de 27 anos preso, mostrou soberania ao mundo, principalmente aos brancos, que invadiram e colonizaram injustamente seus país. “Deu a outra face” como bem disse o pediatra Mário Cezar, depois de ter assistido o filme ‘Invictus’, produção de 2009, com direção de Clint Estwood e interpretação de Morgan Freeman no papel de Mandela (que ironia a sabedoria divina ‘Free – man’ / homem livre). Agora todos são livres na África do Sul, mas o caminho da paz é longo e sombrio. Serão necessárias muitas cópias de Mandela e do seu parceiro fiel Desmond Tutu. Dois Prêmios Nobel da Paz. Desmond Tutu em 1984 e Mandela em 1993. Venceram muitos exércitos sem força e sem violência. Pelo espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário