quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hamburgtec é a nova referência
em tecnologia e inovação




Novo Hamburgo agora conta com uma nova referência no ramo do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa. Por iniciativa da Prefeitura, foi inaugurada na manhã de quinta-feira, dia 24 de novembro,  a Hamburgtec. A nova entidade fica no bairro onde iniciou a história do Município, Hamburgo Velho. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, do secretário Estadual da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, do reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando daCunha, do presidente da Valetec, Olivério Ferreira, e demais autoridades. O espaço já abriga três empresas, outras duas estão em fase de instalação, e ainda tem espaço para mais dez. A Hamburgtec veio para consolidar ainda mais o Município nas áreas de desenvolvimento e tecnologia, abrigando empreendimentos relacionados à tecnologia da comunicação e economia criativa.


Conforme o prefeito Tarcísio, a nova entidade será um lugar para quem cria e quem consome conhecimento. “A partir do bairro onde tudo começou em Novo Hamburgo, poderemos criar e recriar o desenvolvimento em nome do nosso futuro”, citou. Em meio a uma intensa movimentação de convidados e imprensa, ele, juntamente com demais representantes e autoridades, realizou o descerramento da placa, o que marcou o momento histórico. “Temos que celebrar essas conquistas, que porinúmeras vezes não nos damos conta do quanto são importantes”,completou.


Repercussão nacional e inovação
Para o secretário Estadual da Ciência Inovação e DesenvolvimentoTecnológico, Cleber Prodanov, a cidade está no rumo certo e buscando ampliar suas opções em pesquisa e inovação. “Esse momento coloca Novo Hamburgo em um núcleo importante em todo o País. É realmente um momento especial”, argumentou. Da mesma forma, parao presidente da Valetec, Olivério Ferreira, a perspectiva de futuro e de soluções inovadoras inicia também um processo de referência no bairro, que já é conhecido pelo seu potencial histórico e cultural. “Hamburgo Velho ganha um novo tipo de configuração coma presença dessas empresas”, apontou. O reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha, também respaldou a configuração de um novo polo de tecnologia, assim como os já existentes em CampoBom e São Leopoldo. “Com certeza a Hamburgtec vai contribuir com toda a região e o Estado”, afirmou.


Instalação de empresas será contínua
Para a instalação da Hamburgtec foram investidos mais de R$ 200 mil. Além disso, a previsão é de que o condomínio empresarial ainda receba recursos oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado (por meio do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – PGTEC) e da Prefeitura de cerca deR$ 4 milhões. A instalação das empresas será contínua, conforme edital, e atualmente há dez vagas. O telefone de contato é (51)3239-0158.

Nenhum comentário:

Postar um comentário