sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Direto do Rio de Janeiro

Nelson Tangerini














CARTA ANÔNIMA

Nestor Tambourindeguy Tangerini

                         O dia de ontem foi para a Zizinha o dia mais horrível de sua vida de melindrosa suscetível e possuída.
                         - Desaforo! Quem terá sido o vil ou a miserável!!!?, exclamava ela, indignadíssima, a correr, com um papel na mão, os quatro cantos da sala.
                         Estava deste modo agitada, quando lhe aparece a mãe, que, ao vê-la assim, pergunta:
                         - Que é isso, Zizinha? Que foi? Que te aconteceu, minha filha?   
                         - Uma carta anônima, mamãe!, cheia de invejas e despeitos, de deboches e calúnias! Uma criatura indigna, que me escreve tachando-me de imbecil, frívola, desajeitada, feia, bolinadeira e vantajosa! Quanta injúria, meu Deus!...
                        - Calma, minha filha, calma; nós havemos de descobrir essa pessoa.                                           
                         Não podendo mais com aquilo, a pequena cai assentada numa cadeira, dizendo, entre soluços:
                         - Tome, mamãe... tome... Veja se consegue ver de quem é a letra...                               
                         A boa da velha pegou a carta, leu-a do princípio ao fim, do fim para o princípio, pensou e respondeu:
                         - Assim de pronto, não consigo descobrir de quem seja; mas uma coisa eu posso garantir: isto é de pessoa que te conhece muito...           


Crônica publicada na revista O ESPÊTO, pág. 3, Rio, 15 de junho de 1947 com o pseudônimo João da Ponte.

Arquivo Família Tangerini:

n.tangerini@uol.com.br , nmtangerini@yahoo.com.br

http://nelsontangerini.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário