terça-feira, 22 de novembro de 2011

Saúde inicia capacitação
de agentes comunitários


A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou na segunda-feira, dia 21 denovembro, uma série de capacitações para os agentes comunitários de saúde. Os profissionais se reunirão diariamente no CTG Terra Nativa, no bairro Canudos, até sexta-feira, dia 25, onde participarão de atividades envolvendo diversos temas, como vacinação, cuidados com crianças, gestantes, meio ambiente earticulação com a comunidade. A iniciativa é da Secretaria daSaúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo(FSNH).


A abertura oficial das atividades contou com a presença do prefeitoTarcísio Zimmermann. Aos agentes, o chefe do Executivo destacou asdiversas iniciativas da Administração na área da saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Canudos, as novas Unidades Saúde da Família (USF), a implantação da Estratégia deSaúde da Família (ESF) e a ampliação do Hospital Municipal.“Estamos vivendo uma nova realidade na saúde de Novo Hamburgo e vocês fazem parte desse novo cenário”, disse Tarcísio aos agentes.


O prefeito também abordou a diferença das ações na saúde em comparação com outras áreas. “Quem trabalha nesse setor precisa ter uma visão muito especial. O trabalhador da saúde deve ter uma vocação humanitária, de sentir e se comover com a dor dos outros,e, ao mesmo tempo, ser racional nas decisões”, apontou.


Atividades envolvem 80 profissionais

A capacitação terá 40 horas, com 8 horas diárias e a participação de todos os 80 agentes comunitários. “As atividades vão ao encontro da nova realidade da saúde hamburguense, realidade esta que vamos melhorar ainda mais, com ampliação dos espaços para atender a comunidade e um maior número de profissionais”, enfatizou.


Também estiveram presentes na abertura a diretora administrativa da FSNH, Simone Zucolotto, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diones Ayres, a diretora de Gestão Ambulatorial da FSNH, CarmenNunes de Almeida, o coordenador de implantação da ESF, JandirPonce, e a integrante do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), Mabilda Dotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário