sábado, 25 de julho de 2009

Coordenadoria de Igualdade Racial participa do III CONNEB

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Novo Hamburgo participa até domingo, dia 26, do III Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil (CONNEB), que acontece na Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre. O evento reúne centenas de representantes dos diversos movimentos negros do país, com delegações da maioria dos estados brasileiros.
Os debates têm como foco o Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Senado Federal já há uma década; na política de reparações exigidas do Estado pelos movimentos sociais; na titularização das terras quilombolas; na criação de uma campanha em prol do combate à mortalidade dos jovens negros; na adoção de cotas étnico-raciais em diversos setores da sociedade; e na implementação total da Lei 10.639/03, ainda ignorada por alguns governos.
Na avaliação do coordenador de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Eduardo Tamborero, o congresso é o espaço mais legítimo e representativo do Movimento Negro Brasileiro. “Nele, estão presentes todas as grandes forças políticas que buscam construir um projeto para o povo negro”, afirma. Tamborero destaca ainda que é de grande importância para o estado abrigar um evento deste porte, que em suas edições anteriores havia ocorrido nas cidades de São Paulo e Belém do Pará.
Tamborero, que está trabalhando para a organização do evento, juntamente com representantes de outros movimentos negros do RS, acredita que alguns avanços serão articulados neste espaço. “Deste encontro poderemos tirar algumas ideias que já estão em prática nos outros lugares e adaptá-las para a nossa realidade. E isto sempre é positivo”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário