quarta-feira, 22 de julho de 2009

ACI terá história de seus 90 anos reconstruída pela Feevale

Pesquisadores começam a coletar dados em agosto

A Feevale firmou parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, para a produção de um livro que contará a história dos 90 anos da entidade. Além disso, a Instituição fará uma pesquisa histórica sobre a ACI-NH/CB/EV. O projeto de pesquisa, denominado "Mosaico histórico: a memória da comunidade através de suas instituições", será coordenado pela professora Cristina Ennes da Silva, doutora em História Ibero-Americana, que contará com o apoio de mais dois professores de História e três bolsistas de iniciação científica.

O contrato de prestação de serviços foi assinado pelo reitor Ramon Fernando da Cunha e pela presidente da ACI, Fatima Daudt. À Feevale caberá, entre outras atribuições, identificar e selecionar documentos produzidos pela entidade; levantar, selecionar e catalogar imagens relacionadas à entidade; entrevistar membros da comunidade; e organizar, analisar e interpretar os dados provenientes das diversas fontes de pesquisa (documentos, imagens e entrevistas).

A ACI, por sua vez, deverá acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e fornecer toda e qualquer informação que venha contribuir com o projeto. Também orientará sobre a escolha dos entrevistados, entregará documentos e objetos e fornecerá todas as informações necessárias à realização do serviço. O trabalho deverá estar concluído no segundo semestre do próximo ano.

Preservação da memória

Conforme a assessora administrativa da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Carolina Strack Rostirolla, a intenção é preservar a memória da comunidade, através da história da ACI-NH/CB/EV, que em outubro de 2010 comemora 90 anos. "A divulgação dos resultados da pesquisa possibilitará a preservação da memória e da história da entidade, bem como a ressignificação da identidade regional, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural da região", afirma.

A coordenadora do projeto "Mosaico histórico: a memória da comunidade através de suas instituições", Cristina Ennes da Silva, diz que o estudo tem como objeto de pesquisa a reconstrução e a preservação da memória da comunidade através da história de instituições como clubes, indústrias, associações, casas comerciais e pessoas, por exemplo, que desenvolvem ou desenvolveram suas atividades na região do Vale do Rio dos Sinos. "Essa região abriga, desde meados do século XIX, uma diversidade de grupos sociais que se empenharam na realização de atividades diversificadas voltadas ao comércio, à indústria, ao lazer, etc.", diz a professora, acrescentando que reconstruir a trajetória histórica dessas instituições contribui para que as pessoas possam conhecer a história da região.


O projeto possui estreita relação com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa em Cultura e Memória da Comunidade, através da linha Cultura, Memória e Identidade. Desde 2003, os pesquisadores desenvolvem atividades que vão desde a constituição de espaços de preservação da memória, como o Museu Nacional do Calçado e o Centro de Documentação e Pesquisa Feevale, até investigações que buscam a reconstrução das trajetórias históricas das associações, como por exemplo, a Associação Pró-Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), ou mesmo indústrias e entidades ligadas ao cluster coureiro-calçadista.


Segundo Cristina Ennes da Silva, a coleta de dados terá início em agosto deste ano. Ela solicita às pessoas que tiverem documentos, fotos ou outros materiais relacionados à ACI-NH/CB/EV e que queiram ajudar a reconstruir a história da entidade, que entrem em contato com a Feevale, pelo telefone (51) 3586-8800 , ramal 8958, ou e-mail crisennes@feevale.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário