sábado, 25 de julho de 2009

Seminário debate religiões afro




A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Novo Hamburgo realiza neste sábado, 25, o 1º Seminário de Matriz Africana. O evento acontece a partir das 13h, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz) e pretende reunir comunidades de terreiros, Poder Público e sociedade civil para um debate sobre a importância do respeito às religiões afro, com destaque para a Umbanda.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Eduardo Tamborero, foram visitados mais de 30 terreiros no município. “Por isso, acreditamos que o seminário será um bom espaço para a busca de soluções práticas com relação à diversidade religiosa em nossa cidade, que sofre discriminações nas suas expressões”, afirma. Segundo Tamborero, a ideia é que seja constituído um grupo a partir deste encontro, o qual passará a se reunir com certa regularidade para um debate permanente do tema.
O evento, que contará com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann e da secretária de Cultura, Anita de Oliveira, além de convidados de Porto Alegre e Carazinho, terá em sua abertura uma saudação aos orixás, a cargo do babalorixá Baba Dyba de Iymonjá. Após, haverá mesa de debates com os temas “Intolerância religiosa” e “Avanços da religiosidade”, da qual participam Iymonjá, Mãe Norinha, Mãe Carmem e Emir Silva, do Movimento Negro Unificado (MNU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário