quinta-feira, 23 de julho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger






O CAMINHO DA FELICIDADE

Vera Lúcia Mixtro Chama


1. Faça como os passarinhos, comece o dia cantando. A música é o alimento do espírito. Cante qualquer coisa, cante desafinado, mas cante! Cantar dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se insistir em não cantar, ao menos ouça muita música e deixe se absorver por ela.

2. Ria da vida, ria dos problemas, ria de si mesmo. A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo. Ria das coisas boas que lhe acontecem, ria das besteiras que você já fez. Ria alto para que todos possam se contagiar com a sua alegria.

3. Não se deixe abater pelos problemas. Se você procurar se convencer que está bem, vai acabar acreditando que realmente está e quando menos perceber vai se sentir realmente bem. O bom humor, assim como o mal humor, é contagiante. Se você estiver bem humorado, as pessoas ao seu redor também ficarão, e isso lhe dará mais força.
4. Leia coisas positivas. Leia POESIA, porque a poesia é a arte de exercitar a alma. Leia romances, estórias de amor, coisas que façam reviver seus sentimentos mais íntimos, mais puros.

5. Pratique algum esporte. O peso da cabeça é muito grande e tem que ser contrabalançado com alguma atividade física. Corra, ande, jogue bola, faça alguma coisa. Você certamente vai se sentir disposto, mais animado, mais jovem!
6. Encare suas obrigações com satisfação. É maravilhoso trabalhar quando se gosta do que se faz. Ponha amor em tudo que está ao seu alcance .

7. Desde que você se propõe a fazer alguma coisa, mergulhe de cabeça. Não viva emoções mornas, próprias das pessoas mornas. Você pode até sair arranhado, mas verá que valeu muito mais a pena. Não deixe escapar as oportunidades que a vida lhe oferece, elas não voltam! Não é você quem está passando, são as oportunidades que você deixa de usufruir.

8. Tenha em mente, ou num papel, os projetos que você quer desenvolver e comece a pô-los em prática, um a um. Nenhuma barreira é intransponível se você estiver disposto a lutar contra ela. Se seus propósitos forem positivos, nada poderá detê-los!

9. Não deixe que seus problemas se acumulem, resolva-os logo. Fale, converse, explique, discuta, brigue; o que mata é o silêncio, é o rancor. Exteriorize tudo, deixe que as pessoas saibam que você as estima, as ama, precisa delas, principalmente em família. Amar não é vergonha, pelo contrário, é lindo!

10. Não deixe que preocupações materiais o abatam. Você já notou que as pessoas mais simples e despretensiosas são justamente as mais felizes? Agradeça a Deus o que você tem e você sempre terá mais do que precisa. Volte-se para as coisas puras, dedique-se à natureza. Cultive o seu interior e ele extravasará belezas por todos os poros.

11. As coisas têm a dimensão que a gente lhe confere. Um cachorro quente na esquina pode ser mais gratificante do que uma ceia. Extraia o máximo das pequenas coisas e elas se transformar-se-ão em grandes acontecimentos.
12. Tenha fé em algo mais poderoso do que você mesmo, em Deus, numa força maior, numa energia, ou no que for que você acredite. Você terá estímulo para viver, do contrário, nada terá sentido.

13. Não tente! Faça! Você pode. Conte comigo.

14. Se tudo isso não servir para nada, ofereço-lhe o meu amor carnal, que é mais concreto e palpável, mas não menos belo e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário