sábado, 25 de julho de 2009

Mutirão de recadastramento visita dois bairros neste sábado



Dando continuidade ao mutirão de recadastramento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), as equipes lideradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) percorrem os bairros Primavera e Roselândia na manhã deste sábado, 25 de julho. O objetivo do mutirão é esclarecer a população sobre a necessidade de atualização das informações do CadÚnico. Todos os beneficiários de programas sociais precisam fazer esse recadastro, caso contrário, a pessoa (ou família) corre o risco de perder o benefício já no mês seguinte. O prazo final para a ação é o dia 31 de agosto e a atualização pode ser feita em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou Unidade de Referência da cidade.
Em Novo Hamburgo, além dos programas federais como o Bolsa-Família, o cadastro também é referência para a seleção de candidatos ao Minha Casa, Minha Vida, ao Educação de Jovens e Adultos (EJA), às contas sociais da Comusa e AESSul e à solicitação de remissão do IPTU. O cadastro também é obrigatório para a solicitação de isenção em passagens interestaduais para idosos. Conforme a diretora de Articulação Institucional e Parcerias da SDS, Raquel Pereira, os resultados positivos dos mutirões (até agora foram realizados quatro em diversos bairros da cidade) já são visíveis. “Somente no período entre 22 de junho e 22 de julho já tivemos a procura de 940 pessoas, enquanto a média dos meses anteriores era 587 atendimentos. Tivemos ainda 751 novos cadastros no CadÚnico, enquanto antes a média girava em torno de 180 ao mês”, analisa. No entanto, os esforços devem ser intensificados até o final de agosto, pois as estimativas da SDS são de que 3.900 pessoas ainda precisam ser recadastradas. Em um total de 14.843 pessoas, 8.891 já atualizaram seus dados.

Recadastro
O recadastramento para o CadÚnico pode ser feito durante a semana, até o dia 31 de agosto, no CRAS referente à região onde o beneficiário mora (confira abaixo os endereços). O mutirão se encerra no dia 1º de agosto, com abordagens no CRAS do Centro, localizado junto ao Centro de Cidadania (Rua David Canabarro, 20). Para atualização dos dados basta levar documentos como Carteira de Identidade, Carteira Profissional e CPF, além do comprovante de residência.

CRAS Primavera
Rua Marcírio J. Pereira, 201 – Primavera
Atende as famílias dos bairros Primavera, Boa Saúde, Petrópolis e Rincão.

CRAS Centro
Rua David Canabarro, 20 – Centro
Atende as famílias dos bairros Hamburgo Velho, Guarani, Operário, Vila Rosa, Boa Vista, Ouro Branco, Pátria Nova, Rio Branco, Mauá, Centro e Ideal.

CRAS São Jorge
Rua Jaboti, 47 - São Jorge
Atende as famílias dos Bairros Vila Nova, São Jorge, São José e Vila Diehl.

CRAS Canudos I
Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500 – Canudos
CRAS Canudos II
Rua Odon Cavalcante, 795 – Canudos
Atendem as famílias dos Bairros Canudos e Rondônia.

CRAS Santo Afonso
Rua Boston, 25 - Santo Afonso
Atende as famílias dos Bairros Liberdade, Industrial e Santo Afonso.

CRAS Roselândia
Rua Francisco Alves, 180 – Roselândia
Atende as famílias dos Bairros Roselândia e Alpes do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário