sábado, 25 de julho de 2009

Comusa entrega primeira conta de água em braille




Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de julho, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo entregou a primeira conta de água impressa em braille no município. O solicitante foi Cléo Borges, 43 anos, único deficiente visual do Rio Grande do Sul que trabalha com acupuntura. Ele recebeu o demonstrativo da conta de julho das mãos do diretor administrativo-financeiro da Comusa, Eloi Spohr, e do coordenador de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência, Darwin Kremer. Também estavam presentes o coordenador comercial da Comusa, Hardi Jost, e o coordenador de tecnologia da informática da Comusa, Andre Traesel.
“A independência e a autonomia trazem dignidade para a vida da pessoa. E a Comusa faz uma grande avanço nesse sentido, ao disponibilizar a conta de água em braille para os deficientes visuais. Estão de parabéns”, declarou Borges, enquanto pressionava os dedos sobre o papel para realizar a leitura.
A iniciativa é da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência em parceria com a Comusa. O serviço conta com o apoio do governo federal que, por meio de uma agência dos correios de Minas Gerais (Central Braille dos Correios), faz a conversão e a impressão gratuita dos demonstrativos. Kremer diz que a ação serve para melhorar a vida dos deficientes e promover a igualdade social. “O objetivo é promover políticas que oferecem condições iguais a todas as pessoas. Ficamos muito felizes quando conseguimos atender a expectativa de todos”, afirma. Para aderir ao serviço é necessário entrar em contato com o atendimento comercial da Comusa (que fica na Rua Joaquim Nabuco, 1074, Centro) pelo telefone (51) 3035-7112 .
O diretor geral da autarquia, Arnaldo Luiz Dutra, lembra que a iniciativa faz parte da nova visão política social da Comusa. “Este ano já definimos uma tarifa especial, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiando mais de 20 mil moradores. Além disso, estamos levando água encanada para várias famílias que não tinham este serviço e estamos regularizando o abastecimento onde havia problemas” ressaltou.

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