domingo, 18 de outubro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger


MENSAGEM AOS POETAS DO BRASIL




A poesia ainda vive neste mundo egoístico e cada vez mais confuso. O amor, néctar divino que constitui sua principal essência, está presente em todos os corações, A vida sem ele não tem sentido. Nós, poetas, temos portanto, um dever a cumprir: não deixá-la morrer.

A natureza com seu verdejante manto poético, está sendo impiedosamente destruída pelo homem. Sente-se o massacre da poesia em toda parte para que, em seu lugar, o cimento armado e a poeira da civilização cubram a face da terra.

A beleza expontânea da procriação nos reinos animais e vegetais transformou-se no artificialismo das próprias flores e os cristalinos mananciais de água pura, cujas cascatas eram celebradas por nossos cantos, cedem lugar às hidroelétricas, aos esgotos das fábricas e dos edifícios que congregam toda a promiscuidade humana.

Procura, porém, o homem ignorar, no meio de tanta destruição do que é belo, que não poderá viver sem amar a natureza que o rodeia e a poesia que tudo isto encerra.

Nós poetas, guardiões do amor e da beleza, temos o dever de iniciar a guerra à iconoclastia, à degeneração do amor, ao esquecimento da poesia que aquece a alma humana com o calor da própria vida.

Unamo-nos, em todos os rincões deste grande País, para festejar o DIA DA POESIA, tornando mais doce a primavera, menos árida a luta pela existência.

A idéia da criação de um dia para festejar a poesia em plena primavera, foi lançada em 10 de outubro de 1974, no Clube Piratininga de São Paulo, quando então, se realizava uma das mais belas festas de confraternização de poetas e músicos. Concretizou-se no dia 20 de outubro de 1976, com a instalação do “MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL” , em casa do consagrado poeta Menotti Del Picchia. E ela frutificou e tem suas raízes na campanha de salvação do amor e de tudo o que a natureza forneceu de belo ao homem, inclusive a poesia.

Os poetas de São Paulo, organizadores deste movimento, conclamam seus confrades de todo o Brasil a festejarem no DIA 20 de OUTUBRO o DIA NACIONAL DA POESIA, que deverá estender-se, como um rastilho, ao próprio Universo.

Que a música das águas puras de CASTÁLIA seja eterna no coração dos homens, é o nosso desejo!

“ O MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL”

20/10/1976



(Copiado da REVISTA A VOZ DA POESIA/ página 06 – edição comemorativa do 25° Aniversário do MPN – 2001)

Um comentário:

  1. excelente post querida Ione , parabéns Por tua jornada Poética que reúne militãncia e talento.
    abraços especiais nesta data significativa,
    com meu agradecimento e amizade sincera

    ResponderExcluir