quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Novo Hamburgo entre as pré-selecionadas para PAC das Cidades Históricas

Novo Hamburgo está entre as 124 cidades pré-selecionadas no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, o prefeito Tarcísio Zimmermann esteve em Ouro Preto (MG), na Praça Tiradentes, para acompanhar o lançamento oficial do programa, que foi feito pelo presidente Lula, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef e o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Agora, a Prefeitura trabalha no desenvolvimento do projeto do tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho para garantir recursos para o ano de 2010.

Segundo Tarcísio, há um volume definido de investimentos para os próximos anos. “Agora a expectativa aumenta, conseguimos nos habilitar e isso é muito importante”, destacou. A ramificação do PAC prevê investimentos anuais de R$ 150 milhões para restaurar e conservar (ao todo) 124 cidades, com obras de

infraestrutura urbana e de restauração de monumentos, além de financiamentos para a recuperação de imóveis de propriedade particular. A atual Administração trabalha desde fevereiro na regularização dos projetos de tombamento da área de Hamburgo Velho e está em frequente contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, principal responsável pelo PAC das Cidades Históricas.

Conforme assessora de Políticas de Desenvolvimento da Prefeitura, Julia Ambros, existe um plano de ação que está sendo orientado pelo Iphan. Esse plano contempla diversos projetos, entre eles, os da área de preservação e valorização do patrimônio histórico de Novo Hamburgo. “A expectativa é de que consigamos entregar os projetos em março”, cita Julia referindo-se ao programa do governo federal. Além do PAC, os projetos de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho também estão dentro dos projetos articulados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nenhum comentário:

Postar um comentário