segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer


Christian Dahmer

O ESPÍRITO DA INTRIGA




“Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o SENHOR, e no meio deles veio também Satanás. O SENHOR perguntou: — De onde você vem vindo? Satanás respondeu: — Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali. Aí o SENHOR disse: — Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. Satanás respondeu: — Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado. Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito. O SENHOR disse a Satanás: — Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo. Então Satanás saiu da presença do SENHOR..” (Jó 1. 6-12, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).



Para quem não conhece, Jó era um homem temente a Deus. Ele era também muito abençoado por estar sempre unido ao seu Senhor. Num ponto de sua vida, Jó perdeu toda sua fortuna, seus filhos morreram e ele foi acometido de chagas em todo o seu corpo, e tudo isso por obra do Diabo, como podemos verificar acima. Contudo, após permanecer fiel a Deus nesse período de desgraça, o Senhor restituiu tudo que Jó havia perdido. Muito interessante como podemos refletir sobre diversos assuntos em uma mesma passagem bíblica. Eu poderia dissertar sobre pelo menos dois assuntos referentes aos versículos acima, entretanto, como os artigos versam sempre sobre um tema, escreverei sobre o entendimento que o Espírito de Deus me deu esses dias ao reler esta passagem: o espírito da intriga.



Ao ler esta parte da história de Jó fiquei pensando: Como pode uma simples intriga de alguém invejoso lançar dúvida sobre a sinceridade de um homem honesto, temente a Deus e irrepreensível nas suas atitudes? Foi o que Satanás fez. Se lermos novamente o trecho bíblico constataremos que o Diabo não fez nada mais do que fazer uma intriga, uma fofoca para Deus, pois o que ele dizia não era verdadeiro. Satanás, desde que se rebelou contra o Criador e foi expulso do Céu (Apocalipse 12. 7-9), está cheio de cólera, contra Deus e contra suas criaturas. O intuito dele sempre foi causar a dúvida, o ódio, a perversão e a dissensão para fazer as pessoas se perderem. Como o Senhor Jesus afirmou em João 8. 44: “[...] Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.” (Ênfase acrescentada). Ele é o pai da mentira, e a mentira gera a dúvida. Da mesma forma, Jesus Cristo é a verdade, e a verdade gera a fé, a certeza. Claro que Deus não precisava ter uma prova de que Jó permaneceria fiel a Ele, pois Deus é onisciente. Mas quando o Senhor autorizou o Diabo a tirar tudo de Jó, Ele mostrou a todos os seres, inclusive ao próprio Jó, que ele (Jó) tinha uma fé tamanha, e que Deus estava com ele mesmo nos momentos de tribulação, pois depois restituiu tudo que ele havia perdido.



Agora percebamos no nosso dia a dia como é o comportamento das pessoas. Quantas vezes alguém vem até nós (isso quando não é o contrário) e nos fala de outra pessoa. Esse alguém não tem certeza do que está dizendo, mas fala porque “parece que alguém viu...”. Isso acontece, também, no meio cristão. É aquele cidadão que tem inveja da dedicação do colega de trabalho, e vai fazer intriga para o chefe. Aquele que tem inveja da humildade do irmão e vai fofocar para o pai. O que não suporta ver a paz do seu vizinho, e fala mal dele para o outro vizinho. E pior, aquele que não consegue ver as bênçãos sobre o irmão da igreja, e destila o seu veneno até para o pastor. Agora eu pergunto: Que espírito que essa pessoa preserva dentro de si? Diz-se cristã, mas o espírito que ela carrega com certeza não é o Santo. Quanta maldade, ódio, inveja! E isso se torna um vício, a pessoa não controla mais. Assim como Satanás não consegue se conformar com a sua desgraça (que ele mesmo provocou), ele também não quer que ninguém tenha o que ele não consegue ter: a graça de Deus! Quem age assim tem parte com o Diabo, pois o início de João 8.44 está escrito assim: “Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. [...]”. Sei que não é fácil se libertar dessa força. Eu, de certa forma, como todo mundo, também tinha esse péssimo hábito do olhar invejoso. Mas quando você recebe e aprende sobre o amor de Cristo na sua vida, você passa a querer agir como Ele, pois nisso está a verdade, a verdade do amor! Se você é dominado pela inveja, saiba que só você pode aceitar a graça de Deus e se libertar disso, pois Jesus Cristo morreu para que você seja livre, inclusive desse sentimento tão nocivo!



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário