terça-feira, 20 de outubro de 2009

Novo Hamburgo busca benefícios do PAC das Cidades Históricas

Em busca de recursos e benefícios para o tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho, o prefeito Tarcísio Zimmermann viaja nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, para a cidade de Ouro Preto (MG). No local, o presidente Lula, juntamente com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, realizará o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. O programa prevê investimentos anuais de R$ 150 milhões para restaurar e conservar 124 cidades com obras de infraestrutura urbana e de restauração de monumentos, mais concessão de financiamento para a recuperação de imóveis de propriedade particular.

Desde abril a Prefeitura, por meio da assessoria de Políticas de Desenvolvimento e Secretaria de Cultura (SECULT), trabalha com a finalidade de realizar o tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho. Entre esses trabalhos, no início deste mês foi apresentado um projeto de revitalização urbana do bairro ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. A primeira fase do PAC das Cidades Históricas beneficiará até o fim do ano que vem, 50 cidades e inclui as metas de financiar a restauração ou recuperação de mil prédios particulares e uma centena de prédios públicos e monumentos, além de investir no desenvolvimento de 120 atividades produtivas. A segunda fase será executada em 2011 e 2012.

De acordo com o prefeito Tarcísio, o fato de Novo Hamburgo estar relacionada entre as 124 cidades já é uma conquista. “Estamos trabalhando nos projetos e a previsão é de que estejam prontos no início de 2010”, explica. Segundo Tarcísio, esse é um processo que necessita de muita articulação e convencimento, mas será feito todo o esforço possível para que o Município possa ter mais essa conquista. As provisões do PAC das Cidades Históricas podem ser tanto para financiamentos como investimentos a fundo perdido. “Precisamos manter essa janela aberta para sermos lembrados”, completa.

Conforme informações do governo federal, o PAC alcançará 27 capitais e outras localidades de estados como o Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e outros. Os recursos sairão da Casa Civil da Presidência, dos ministérios das Cidades, Cultura, Turismo e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário