domingo, 27 de setembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger





083 – 200 gramas


Benedito Franco


Hoje em dia, se você for ao supermercado, encontrar-se-ão os iogurtes com duas indicações da quantidade existente na bandeja. Por exemplo: 720 ml, mas com uma observação dizendo que na realidade são 600 ml, ou de 600 para 540 ml. Os derivados do leite, iogurtes principalmente, serão tomados em conta-gotas...



Duzentas gramas era o peso líquido dos pacotes de biscoitos e barras médias de chocolates. Agora as multinacionais adquiriram todas as fábricas de biscoitos, laticínios, bombons, etc. etc. – fazem o que querem, mandam e desmandam em nossos alimentos. Interessante que nada constroem – compram as fábricas e tecnologias já prontas. Nem dinheiro trazem – aumentam os preços para o consumidor e pagam com os lucros. Depois é só dividendos - aliás, nem dividendos são, pois nada trouxeram! Enviam lucro e lucros para o exterior, sem controle algum!



Há pacotes de biscoitos de 200 – ainda há! – de 190, 180, 130, 80, 70, 25, etc. etc.. Outro dia, não sei quem, multou uma dessas multis do biscoito em duzentos mil reais. Dou minha cara a tapa se essa multi pagou a multa. E nem pagará! E vejam que em algumas horas elas ganham isso. Se fosse de uma fabriqueta brasileira, sairiam as notícias nas TVs diariamente, detalhe por detalhe – nossa fabriqueta fecharia as portas, deixando o campo limpo para as multis. Mas o loby... os lobys! Viram como o loby das balanças funcionou? Não?... Vá a uma padaria e verá uma ou mais balanças por lá! E o pão mais caro! E veja que os pãezinhos, como diria meu Avô, desde os dois mil’anos antes de Cristo já eram vendidos em unidades.

Só compro biscoito se for de 200gr! Cuidado, pois esses inocentes biscoitos - são fabricados com uma gordura que é um verdadeiro veneno para nossos corações! Livrem-se as crianças!



Comprava cal hidratada de uma multinacional – já são donas de nossos minérios de ferro e calcários! Vinham sacos de cal com vinte e cinco quilos. Passaram para vinte. Agora têm dezoito. O cal de pintura era de oito, desceu para sete, e chegou aos cinco. Daqui uns dias venderemos cal em saquinhos de duzentas gramas. Aí... começa a ladainha dos biscoitos: 190... 130... 80... 30...!!!!... É só esperarmos. Os preços aumentaram...

Obs: Em MG dizemos o cal, mas cal é feminina (pl = cales ou cais). Há as cales aérea, apagada, extinta, gorda, magra, hidráulica, misturada, terçada, sodada, anidra, hidratada, viva... e até a virgem! Tem mais: água de cal, leite de cal...



As bisnagas de cola, da mais famosa das fábricas de canos e conexões, de 85 caíram para 77ml, e as de 22 vieram para 17ml. Esperem... vamos colar nossos canos com cuspe!



Esta semana comprei um xampu. Interessante que os frascos de xampu têm o fundo com área bem menor que o meio – acho que é para eles caírem quando forem colocados no porta-xampu, pois assim acabam caindo, entornando, quebrando... Ah!... E o buraquinho por onde sai o xampu, ou o creme dental, cada dia aumenta mais... já adivinharam pra quê... com as multis tudo é possível! Os volumes estão diminuindo! E quando não são os volumes que diminuem, é a concentração... Daqui uns dias, você comprará água de xampu!



E por falar em diminuir, a Copasa diminuiu a cota mínima de água de 10m3 para 6m3 – um aumento de 66,666%. Não vi um órgão de defesa do consumidor defender o consumidor! E os m3 gastos a mais viraram uma exorbitância em dinheiro. Cadê nossos deputados?... ou o tempo passou e se esqueceram!!



Enquanto isso nossos ilustres deputados fazem suas mutretas e aumentam seus salários e nada olham para os interesses do nosso sofrido e explorado povo.

Interessante: O Lula e seus ministros além de continuarem, nas TVs, sua campanha contra os aposentados, dando-lhes 3% de aumento, aumentam os seus salários em quase 30% ! Os deputados levaram mais de noventa por cento.

As latas de óleo de um litro, de litro nada têm = 900ml. Os galões de cinco litros têm apenas 3,6 litros. E as latas de vinte litros cabem apenas dezoito!

Os cadernos para nossos alunos de cem folhas agora são de 96.

Os prazos de pagamento das duplicatas de trinta, diminuíram para 28 dias. Prazos de 30-60-90 dias não mais existem - os de 07-14-21 estão em voga.

Esses empréstimos aos aposentados, tão anunciados pelos bancos, com taxas de dois por cento, vão a mais de cinco se você calcular direitinho! Os bancos continuam assaltando-nos, com juros cada vez mais altos. Interessante: se você me emprestar um dinheiro com juros legais de um por cento ao mês, você vai preso – é ilegal. Os bancos cobram até doze... fazem propaganda enganosa... tudo legal! Nós não podemos negociar juros! Eles podem nos assaltar com taxas e os juros mais altos do mundo!...

... É o nosso brazil... Já que brasileiro não briga... estamos precisando de um Gandhi para uma guerra branca por aqui!



Benedito Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário