quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer




A NUDEZ DO IRMÃO





“Os filhos de Noé, que saíram da barca com ele, foram Sem, Cam e Jafé (Cam foi o pai de Canaã.). Esses três foram os filhos de Noé, e os descendentes deles se espalharam pelo mundo inteiro. Noé era agricultor; ele foi a primeira pessoa que fez uma plantação de uvas. Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos. Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram sobre os seus próprios ombros, foram andando de costas e com a capa cobriram o seu pai, que estava nu. E, a fim de não verem o pai nu, eles fizeram isso olhando para o lado. Quando Noé acordou depois da bebedeira, soube do que Cam, o filho mais moço, havia feito. Aí Noé disse o seguinte: “Maldito seja Canaã! Ele será escravo dos seus irmãos, um escravo miserável.” (Gênesis 9.18-25, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).





Assisti a um vídeo na internet onde aparece uma famosa cantora entoando o Hino Nacional, em uma solenidade pública, de maneira bastante confusa. Algumas postagens, inclusive, afirmam que a cantora estava bêbada na oportunidade. Realmente, ouvindo-a cantar, podemos ter essa impressão. Dias depois, a vi num programa de televisão, falando sobre o ocorrido. Ela afirmou que não estava bêbada na ocasião, disse que sofre com uma doença chamada labirintite, que tinha tomado remédios fortes no dia da apresentação para controlar as crises da doença, e que não teve tempo para decorar toda a letra do hino. Com tudo isso junto, a mesma se revelou chateada e indignada pelo vídeo divulgado e pelas fofocas. Lógico que podemos questionar a atitude da cantora de ter ido a um compromisso como esse, sem saber a letra da música e ainda com crises de labirintite. Ela poderia muito bem ter avisado os organizadores que não poderia se apresentar por tais motivos, ao invés de ter se exposto dessa maneira. Ainda podemos dizer que ela assumiu o risco dessa situação. Mas o que quero analisar é a atitude de expor o erro de alguém a outras pessoas sem que isso seja benéfico a ninguém.



Em Gênesis acompanhamos a história de Noé. E num momento de sua vida, Noé se embebedou e ficou nu. Naquela época, a nudez era algo demasiadamente íntimo e não podia ser revelada nem mesmo aos filhos, pois era algo vergonhoso. Seu filho Cam viu o pai nu, bêbado, e ao invés de cobrir seu pai para que ninguém mais o visse daquela maneira, Cam saiu e chamou seus irmãos para o verem também. Sem e Jafé não tomaram parte naquilo e, por amor a seu pai, o cobriram sem olhar para sua nudez. No outro dia podemos ver que Cam foi amaldiçoado, não necessariamente porque Noé proferiu tais palavras, mas principalmente pela atitude de deboche que teve para com seu pai. Ele mesmo atraiu a maldição para si pela sua atitude. Faltou ali juízo e amor por parte de Cam. Não seria muito mais correto se Cam tivesse coberto seu pai, sem querer expô-lo ao ridículo diante de seus irmãos? Alguém pode afirmar: “Mas Noé ficou bêbado porque quis. Agora arque com as conseqüências!” Concordo! Ele ficou bêbado porque quis, mas o que Cam fez para ajudá-lo? Que tipo de atitude de amor Cam teve para com seu pai? Talvez Cam pudesse ter coberto seu pai e no outro dia tê-lo aconselhado, e dito a ele quanta vergonha poderia ter passado. Falado a Noé algo que edificasse. Mas a atitude de Cam não ajudou nem edificou em nada. O mesmo ocorre com esse vídeo postado na internet. Eu já repassei vídeos que recebi por e-mail, onde mostram cenas cômicas. Alguns até, confesso, não deveria ter repassado. Mas penso que quando recebemos um vídeo desse tipo, primeiramente devemos analisar se o envolvido nas imagens está a vontade com a situação, e se toma parte do erro apresentado, encarando-o como uma “mancada”. Nestes casos, podemos confirmar pelo próprio envolvido sua aprovação na “piada”. Não é o caso do vídeo em questão.



Paulo questiona em Romanos 14. 4: “Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. [...].” Quer dizer: o que alguém faz ou deixa de fazer não é da sua conta. Isso é apenas da conta de Deus e da pessoa. Você deve sim, aconselhar, ajudar, mostrar o caminho, mas de uma maneira amorosa e construtiva. Se não for para edificar, não faça nada, não comente nada. Não digo que não possamos ter uma opinião sobre determinado assunto. Devemos sim julgar as coisas para decidirmos se é certo ou não para a nossa vida. Mas existe diferença entre julgar o pecado e julgar o pecador. Tem um ditado que diz: Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você. Será que se estivéssemos no lugar dessa cantora, mesmo tendo sido imprudentes, gostaríamos que alguém fizesse o que fizeram com ela? Eu não gostaria. Trazendo para o mundo cristão, como será que Jesus agiria diante dessa ocasião? Será que ele veria o ocorrido e seria o primeiro a postar na internet? Em 1 Coríntios o apóstolo Paulo nos ensina a sermos seus imitadores, assim como ele é imitador de Cristo. Portanto, para sabermos como agir corretamente, devemos nos perguntar como Cristo agiria em tal situação, e então, imitá-lo.



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário