domingo, 9 de agosto de 2009

COLUNA DA ANA MARTHA








MAIS UM DIA



Quarta-feira passada assisti a uma entrevista com Mitch Albom, autor de “ One More Day”. É a história de um homem que resolve suicidar-se e a mãe já falecida aparece para ele. Embora seja um romance, no final deixa a pergunta: com quem qual pessoa que partiu, você gostaria de passar mais um dia?
Não tive a menor duvida, a resposta veio automática: meu pai.
Ele se foi quando eu tinha 18 anos. . Sempre senti muito sua falta. Engraçado, nunca foi saudade, mas sempre olhando para minha vida e pensando como ele fazia falta nela.
Desliguei a Tv, fui fazer outras coisas.
Meia hora depois acessei minha caixa de e-mails. O primeiro da lista, último a ter entrado, era de uma fundação avisando que havia ganho terceiro lugar num concurso de crônicas. Fazia tanto tempo que havia me inscrito, achava que já havia dado o resultado.
A Fundação pertence ao Sport Club Internacional. A crônica que havia mandado – “Jogo no Santa Rosa”, conto uma aventura minha e de meu pai pelos campos de futebol da vida, com muito bom humor.
Fiquei muito feliz. Falei para meus filhos, liguei para minha mãe, minha irmã. Só contei para meu marido (gremista) na hora que voltou para casa. Eu, meus filhos e meu marido, passamos a noite lembrando das história de futebol do meu pai – colorado doente, como no dia que ele foi ver o Novo Hamburgo jogar, a maior chuva. Na volta comentou:
– Puxa, só tinha eu na geral.
Que exagero, logo meu pai que não suportava mentiras.
No outro dia, a manchete do NH ( jornal da nossa cidade):
– Torcida não prestigia time da cidade – e uma foto de metade de página, meu pai sentado sozinho, de guarda-chuva aberto...
Foi uma noite alegre de recordações, de realização, imaginado a alegria de meu pai sabendo que havia ganho um prêmio do Inter... fui deitar.
Ao agradecer pelo dia que tive, me dei conta do que havia acontecido:
EU HAVIA PASSADO MAIS UM DIA , COM MEU PAI....


Pai, esta medalha é nossa...


* Em português, o titulo do livro é “ Por mais um dia”, ele também é autor de “ As cinco pessoas que você encontra quando chega no céu” e “A última grande Lição”. Leiam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário