quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Prefeitura e ATNH preparam Semana Farroupilha

A Prefeitura, juntamente com a Associação de Tradicionalistas de Novo Hamburgo (ATNH), está preparando as atrações da Semana Farroupilha. Este ano as programações serão realizadas no Parque do Trabalhador, no bairro Primavera, entre os dias 12 e 20 de setembro. Além da semana, ocorrerá ainda o 5º Rodeio Farroupilha, o 4º Rodeio Artístico Estudantil Municipal e o 2º Rodeio Artístico Estudantil Estadual. O homenageado da principal festividade gaúcha no Município será Níveo Leopoldo Friedrich, hamburguense conhecedor, participante e cultivador do tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

Gurizada de Galpão
O 4º Rodeio Artístico Estudantil Municipal abrirá espaço para que alunos da educação infantil e do ensino fundamental mostrem seu talento por meio de exposições de obras de arte, declamação, canto e dança com os integrantes do programa Gurizada de Galpão, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Além disso, o rodeio contará com um concurso de redação sobre o tema que guia as atividades nesta edição: “Os Farroupilhas e suas façanhas”. Ao final deste evento será lançado um livro contendo informações das escolas participantes, imagens das atividades e as redações ganhadoras do concurso.
O Gurizada de Galpão é um programa que leva às escolas atividades características da cultura tradicionalista, como dança folclórica e declamação por meio de oficinas que são oferecidas no contra-turno das aulas da rede municipal. O programa busca o resgate e a valorização da história e a geografia do Rio Grande do Sul, além de lendas e folclore.

Atrações
As atividades campeiras começam no dia 12, com o Acampamento Farroupilha e tiro de laço Raspadinha. No dia seguinte é a vez das competições entre as equipes do 2º Rodeio Artístico Estudantil Estadual. A chegada da Chama Crioula no Parque do Trabalhador, que será conduzida pelos cavalarianos, está marcada para o dia 14, junto com o início do 4º Rodeio Artístico Estudantil Municipal, que segue até dia 17.
No final da tarde do dia 14 será realizada também a Missa Crioula e Culto Ecumênico. Em seguida ocorrem apresentações artísticas das invernadas de dança do DTG Sinuelo do Colégio Marista Pio XII. Dia 15 ocorrem as apresentações artísticas dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) de Novo Hamburgo e do Coral de Vozes do CTG Porteira Velha. Um dia depois o destaque das atrações fica por conta da 1ª Mostra Culinária Gaúcha. Já no dia 17 haverá o Concurso de Trovas. Na sexta-feira, dia 18, destaque para o show e baile com Roger Constatino & Loko de Bom. O 5º Rodeio Farroupilha, com atividades campeiras na cancha de laço, começa no sábado, dia 19, com show do Grupo Americanto, com Raul Quiroga, Nina França e Grupo.
No dia 20 de Setembro, data em que é comemorada a Revolução Farroupilha, as atividades começam às 9 horas, na Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, com o hasteamento das bandeiras e o Desfile Temático. Ao meio-dia haverá confraternização das entidades no Parque do Trabalhador. A extinção da Chama Crioula marcará o encerramento da Semana Farroupilha, seguido do show com César de Oliveira e Rogerio Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário