quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mutirão de recadastramento encerra neste sábado



Neste sábado, 15 de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realiza o encerramento do mutirão de recadastramento dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A campanha, que ocorre na Praça do Imigrante a partir das 9 horas, havia iniciado em 27 de junho e estava prevista para encerrar no dia 1º, mas precisou ser adiada em função da chuva. O objetivo é informar todas as 15.152 pessoas inscritas no CadÚnico que elas devem comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, até o dia 31 de agosto, sob pena de serem excluídas do sistema. Deste total, 8.976 são beneficiárias do Bolsa Família e, em caso de não comparecimento, deixarão de receber o auxílio financeiro. Segundo a SDS, 2.735 hamburguenses ainda não efetuaram o recadastro. “Estamos fazendo o esforço final e indo no endereço destas famílias e fazendo a busca ativa, para tentar compreender porque ainda não se recadastraram” relata a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres. “Presumimos que elas já saíram da faixa de baixa renda e por isso não têm mais direito ao benefício, mesmo assim, nossa cota de vagas está garantida e novas famílias podem ser beneficiadas”, completa.
Durante os quatro sábados em que foi realizado, o mutirão promoveu visitas às principais vilas dos bairros Canudos, Rondônia, Santo Afonso, Vila Diehl, Primavera, Vila Nova, São José, São Jorge e Roselândia. Estão dispensadas do recadastramento apenas pessoas que ingressaram no sistema nos anos de 2008 e 2009. De acordo com Jurema, o aumento de pessoas cadastradas no CadÚnico nesse período foi significativo, pois o fechamento de 2007 apontava 5.746 pessoas, aproximadamente um terço do total atual. Segundo ela, o resultado mais evidente da evolução do atendimento da assistência social em Novo Hamburgo é o aumento do cadastro de pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza no CadÚnico. “Isto resultou no aumento de famílias beneficiadas, bem como o monitoramento e acompanhamento das famílias vinculadas aos programas federais, estaduais e municipais, com a possibilidade de efetivamente poder, com o tempo, ser medido o impacto de tais programas”. Ela destaca ainda que para se ter uma noção desta ampliação, ao longo de 2008 foram realizados 3.472 novos cadastros no CadÚnico em Novo Hamburgo, enquanto apenas nos meses de junho e julho deste ano, período do início do mutirão, foram incluídos 2.825 novos cadastros. Com relação aos meses anteriores de 2009, o período do mutirão registrou um aumento de 57% na procura aos CRAS.

Evento
Para marcar o encerramento dos mutirões e aproveitar o grande fluxo de pessoas circulando no Centro, o que facilita a multiplicação da informação, a SDS preparou um evento especial. A ideia é chamar a atenção dos hamburguenses que ainda não compareceram para se recadastrar no Bolsa Família e por isso, das 9 às 12 horas, além do grande mutirão, a Praça do Imigrante irá abrigar atividades voltadas à comunidade, numa parceria entre SDS, Secretaria da Educação e Desporto (SMED), Secretaria da Saúde (SMS) e Secretaria da Cultura (SECULT).
No local haverão brincadeiras para crianças e jovens, feira de Economia Popular e Solidária, apresentação das baterias-mirins das escolas de samba Protegidos da Princesa Isabel e Cruzeiro do Sul, divulgação de informações sobre a Gripe A e a exposição ‘Êxodos’, do fotógrafo Sebastião Salgado. Simultaneamente, profissionais da Prefeitura, devidamente identificados, estarão distribuindo material explicativo sobre o Programa Bolsa Família e realizando intervenções nos “paradões” da avenida 1º de Março e arredores. Em caso de chuva, novamente o evento será cancelado.

Pontos de atendimento
O recadastramento para o CadÚnico pode ser feito durante a semana, até 31 de agosto, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da casa do beneficiário. Confira abaixo os endereços:
CRAS Primavera
Rua Marcírio J. Pereira, 201, Primavera
Atende as famílias dos bairros Primavera, Boa Saúde, Petrópolis e Rincão.
CRAS Centro
Rua David Canabarro, 20, Centro
Atende as famílias dos bairros Hamburgo Velho, Guarani, Operário, Vila Rosa, Boa Vista, Ouro Branco, Pátria Nova, Rio Branco, Mauá, Centro e Ideal.
CRAS São Jorge
Rua Jaboti, 47, São Jorge
Atende as famílias dos Bairros Vila Nova, São Jorge, São José e Vila Diehl.
CRAS Canudos I
Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos
CRAS Canudos II
Rua Odon Cavalcante, 95, Canudos
Atendem as famílias dos Bairros Canudos e Rondônia.
CRAS Santo Afonso
Rua Boston, 25, Santo Afonso
Atende as famílias dos Bairros Liberdade, Industrial e Santo Afonso.
CRAS Roselândia
Rua Francisco Alves, 180, Roselândia
Atende as famílias dos Bairros Roselândia e Alpes do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário