quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Escolas Municipais voltam às aulas nesta segunda-feira




Após a suspensão das aulas durante 10 dias letivos para evitar a propagação da nova gripe,
a Secretaria de Educação e Desporto (SMED), juntamente com os diretores das escolas municipais optaram por retomar as aulas. A decisão foi tomada em reunião no Centro Administrativo Leopoldo Petry, nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, e seguiu a orientação do Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1N1), que elaborou uma série de recomendações como medidas preventivas que serão adotadas nos estabelecimentos de ensino.
Com a orientação, todos os 28 mil alunos da rede municipal retornam às aulas nesta segunda-feira, dia 17 de agosto. Todas as atividades como a educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escola Aberta e Mais Educação, além do Atelier Livre e práticas esportivas dos Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH) estavam suspensas desde o dia 3 de agosto, quando os estudantes deveriam retornar do recesso de inverno.
Segundo o secretário de Educação, Alberto Carabajal, diversas medidas devem ser adotadas pelas unidades de ensino para evitar a proliferação do vírus da nova gripe entre os estudantes, professores e funcionários. “As Associações de Pais e Mestres (APEMENS) das escolas receberam o repasse de verbas para que cada instituição faça a compra dos materiais que necessitarem para diminuir a probabilidade da disseminação do vírus”, afirmou. Ele garantiu ainda que os dias em que os estudantes não tiveram aulas serão recuperados. Conforme a legislação brasileira o ano letivo precisa ser contemplado com 800 horas aulas e, no mínimo, 200 dias letivos. “A proposta de como a recuperação será feita ainda será discutida e avaliada pela secretaria em conjunto com as direções escolares”, informou.

Medidas
A secretária da Saúde (SMS), Clarita de Souza, que participou da reunião, orientou os diretores a tomarem algumas medidas que foram recomendadas pelo Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) e que se destinam a todas as instituições de ensino do município, tanto da rede municipal, como estadual e particulares. Segundo o comitê, os pais não devem mandar para as escolas as crianças com gripe. Nesses casos, o indicado é procurar a orientação médica para um melhor tratamento. As escolas, por sua vez, deverão orientar os alunos a lavar bem e frequentemente as mãos, com água corrente e sabão, ventilar bem os ambientes, interditar os bebedouros coletivos e disponibilizar álcool gel para a limpeza das salas de aula. Louças, talheres e copos precisam ser higienizados com uma solução de água com hipoclorito (água sanitária) e os professores devem orientar os alunos a não compartilharem copos, talheres e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário