quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger








PASCHOAL CARLOS MAGNO





Paschoal Carlos Magno, dramaturgo, romancista, poeta, incentivador da cultura, principalmente do Teatro. Prestigiou o movimento teatral de Novo Hamburgo, atuando em júri nos festivais de Teatro, no início da década de 80.
Diplomata, cônsul do Brasil na Inglaterra, diplomata de carreira, vereador pelo Distrito Federal, chefe de gabinete no Governo de Juscelino Kubistschek. Político, Deputado Federal e Vereador no Rio de Janeiro.
Começou no teatro junto com Renato Vianna, na Caverna Mágica. Depois, esteve com Álvaro Moreyra na segunda temporada do Teatro de Brinquedo, foi diretor artístico da Companhia Jayme Costa e, em 1938, fundou a Casa do Estudante do Brasil.
Foram inúmeras as suas contribuições para o desenvolvimento do moderno teatro brasileiro.
Em 1930 ganha o prêmio da Academia Brasileira de Letras com sua peça "Pierrot". Em 1957 ganha o prêmio de melhor serviço prestado ao Teatro, conferido pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais.
Do Curso de Férias de Teatro, que organizou em 1944, por exemplo, se originou o Teatro Experimental do Negro.
Em 1952, criou em sua casa, em Santa Teresa, o Teatro Duse, destinado a encenar novos autores. O Teatro Duse passou a ser importante referência ao desenvolvimento não só da dramaturgia, também laboratório de atores e diretores.
Implementou festivais de teatro por todo o país. Fundou a Aldeia de Arcozelo.
Nasceu em 6 janeiro de 1906 no Rio onde faleceu em 1980.
Em reconhecimento ao expressivo legado que o ativista PASCHOAL CARLOS MAGNO deixou ao teatro brasileiro, a Prefeitura de Novo Hamburgo o homenageia batizando o com seu nome o TEATRO MUNICIPAL da nossa cidade.

Pesquisa GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário