terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prefeitura lança eixo do Fórum Social Mundial nesta sexta-feira

Após meses de trabalho, a edição de 10 anos do Fórum Social Mundial (FSM), que ocorrerá de forma descentralizada em diversas cidades, começa a tomar forma. Em Novo Hamburgo a Prefeitura está se organizando para receber um dos principais eixos do evento, o Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ). Para isso, ocorre nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, a partir das 18 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 122, Centro), o lançamento oficial da atividade. Na ocasião também será inaugurada a sede local do Comitê Organizador Intermunicipal, que funcionará no mesmo endereço. O Acampamento Intercontinental da Juventude ocorrerá em Lomba Grande, entre os dias 18 a 28 de janeiro de 2010.

O lançamento contará com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, autoridades locais, membros dos comitês do FSM e do AIJ e convidados oficiais, como o deputado estadual Raul Pont - prefeito de Porto Alegre na época do primeiro Fórum Social Mundial - e chefes do Executivo da região, principalmente dos municípios que sediarão outros eixos do evento. São aguardados ainda o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Olívio Dutra, que governava o Estado durante as primeiras edições do FSM e é grande apoiador da iniciativa, e o vice-prefeito da Capital gaúcha, José Fortunati.

A programação do evento prevê abertura oficial, depoimentos de organizadores das edições anteriores, apresentação das temáticas da edição de 2010 e coquetel de confraternização. O evento é gratuito.



A edição de 2010 do FSM

Pela representatividade da data de 10 anos e 10 edições, o Fórum Social Mundial 2010 será descentralizado, sem um único evento em local exclusivo. A exemplo de 2006 e 2008, ocorrerá uma diversificada agenda de mobilização em todo o mundo, com fóruns locais, regionais, estaduais e internacionais. No entanto, a região Metropolitana do Estado receberá expressiva atenção, pois abrigará as principais atividades. Enquanto Porto Alegre realizará seminários de avaliação da primeira década e projeção dos próximos anos, nas manhãs dos dias 26, 27 e 28 de janeiro, os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas manterão agenda intensa de atividades nestes mesmos dias, tardes e noites. Além disso, estão previstas as presenças de 60 grandes nomes da intelectualidade mundial para os seminários e eventos.

Novo Hamburgo, por sua vez, abrigará, além do eixo Um Mundo para Todos e do Espaço Paulo Freire (voltado a todos os debates ligados à Educação e centralizado na Feevale), o Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ). Com o tema “A Cidade das Cidades”, o acampamento será construído na Sociedade Gaúcha Lomba Grande e pretende atrair cerca de 10 mil acampados de todo o mundo, com destaque para a América Latina. Dividido em diversos espaços temáticos, ele propiciará práticas e vivências alternativas relacionadas aos mais variados assuntos do cotidiano da juventude e proporcionará intervenções junto às comunidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário