sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


PARABÉNS, Ó LIBERDADE!






Sete de setembro. 7 de Setembro. Datas. Uma, comum, registra no calendário um dia do nono mês do ano. Outra, marco na linha histórica do Brasil de um feito relevante. Dia da Proclamação da Independência - raiou a liberdade no horizonte do Brasil ... e no horizonte do homem brasileiro?


Liberdade é um direito inalienável do homem, direito de pensamento, direito de escolhas dos valores que irão dirigir seus atos. Não é mensurável. Não tem começo nem fim.



O homem em liberdade organiza o seu eu, conhecendo-se criatura consciente do papel de SER responsável na relação sujeito para sujeito, pessoa aberta para o mundo. Ciente das próprias limitações e dificuldades procura elevar-se elevando o outro. Numa abertura interior procura ser humilde, justo, fraterno, solidário, honesto, proporcionando ao outro ser livre como eu sou livre.



LIBERDADE é se ver no lugar do outro, é compreender e facultar o bem-estar do outro.



LIBERDADE é responsabilidade. É cidadania. É patriotismo. É a essência do caráter humano expressada no exercício do posicionamento quanto à organização política, social, econômica, moral.



Não basta neste SETE DE SETEMBRO cantar o Hino Nacional, hastear o símbolo augusto da paz - é preciso amar a pátria, depositando neste amor protestos de brasilidade, de saber usar a liberdade como premissa básica no empenho, real e legal, para engrandecê-la.



Parabéns, ó brasileiros!





Ione Jaeger - 1999

http://www.jornalpolegar.blogspot.com/





imagem Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário