domingo, 30 de agosto de 2009

Novo Hamburgo terá sua história contada pelo projeto Cidade Homenageada


A secretária Anita Lucas de Oliveira, com o professor Guido Lang, mostram o documento de emancipação do município e o primeiro Jornal NH, parte dos documentos que irão para Porto Alegre.


A cidade de Novo Hamburgo será homenageada durante o mês de setembro, em Porto Alegre, pelo Projeto Cidade Homenageada, da secretaria de Cultura do Estado. A iniciativa tem a finalidade de preservar, divulgar e tornar acessível a documentação existente no Acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS). Estes arquivos mostram fatos históricos, a colonização e documentos e imagens de todas as cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, Novo Hamburgo estará disponibilizando para a exposição, intitulada “Do Povoado de Hamburg Berg ao Município de Novo Hamburgo”, parte do Arquivo Público do Vale do Sinos, uma série de documentos históricos que estão expostos no Cento Municipal de Cultura.

A secretaria de Cultura, juntamente com Nelson Bitelo e Guido Lang, professores responsáveis pelo Arquivo, já estão há quatro meses trabalhando na separação do material que irá para Porto Alegre. “Temos um grande acervo da história do nosso município. Entre os documentos que fazem parte estão a carta de emancipação do município e a primeira edição do Jornal NH”, comenta a secretária de Cultura do município Anita Lucas de Oliveira.

Para contar os fatos desde a emancipação de Novo Hamburgo, o grupo montou uma linha de tempo, que vai desde o 5 de abril de 1927 até o ano de 2008. Entre os materiais confeccionados para a exposição estão banners com imagens do município, obtidas pelas lentes dos fotógrafos Isa e Joel Reichert. Segundo Anita, a escolha de Novo Hamburgo como cidade homenageada pela Secretaria Estadual de Cultura é de total importância para a visibilidade histórica e cultural da região. “Assim podemos contar à Capital e aos seus visitantes a história de nosso município que também faz parte da história de nosso estado. É um reconhecimento”, diz a secretária.
A exposição será lançada nesta terça-feira, 1º de setembro, a partir das 14 horas, na Sala do Tesouro, nas dependências do AHRS (Rua Sete de Setembro, 1020, Centro, Porto Alegre) e ficará disponível para visitações até o final do mês, no mesmo local. Estarão presentes na abertura a Secretária Estadual de Cultura, Mônica Leal, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimermann e a Secretária Municipal de Cultura, Anita Lucas de Oliveira.

O quê: Lançamento da exposição em homenagem a Novo Hamburgo (“Do Povoado de Hamburg Berg ao Município de Novo Hamburgo”).
Quando: 1º de setembro, às 14 horas.
Onde: Sala do Tesouro, nas dependências do AHRS (Rua Sete de Setembro, nº1020, centro, Porto Alegre).



Imprensa Prefeitura Novo Hamburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário