terça-feira, 14 de julho de 2009

Representante hamburguense participa de reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial

Nesta terça-feira, 14, às 10h, o diretor do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Alexandre Belló, representa o Município na reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM). O encontro acontece na sede da ONG Ação Educativa, em São Paulo, com a presença de membros do escritório brasileiro do FSM, comitê gaúcho do FSM, e Comitê Baiano Pró-FSM.

Na ocasião será debatido o formato definitivo do Fórum Social Mundial 2010 – Porto Alegre e Região Metropolitana, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de janeiro próximo e o Fórum Social Mundial de Salvador, que deve acontecer a partir de 29 de janeiro. Belló também apresentará às entidades que compõem o conselho internacional uma nova carta de intenções de Novo Hamburgo em receber atividades do FSM. O documento está assinado por cerca de 50 entidades do município e região, e também aponta a relação dos espaços físicos disponibilizados pela Prefeitura para abrigar o evento.

Cidade se prepara para receber décima edição do FSM
Em função de 2010 representar o aniversário de dez anos do FSM, a atividade terá um formato diferente. Em Porto Alegre, onde tudo começou, será realizado um seminário de avaliação da primeira década dos fóruns, além de uma análise de seu papel ao longo destes anos e uma projeção das próximas edições. Atividades autogestionárias, propostas por entidades e movimentos sociais também devem ocorrer em outras cidades da região metropolitana. Entre elas, o destaque será para os municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas, cujos prefeitos apresentaram, na edição de 2009, em Belém do Pará, uma carta de intenções na qual afirmavam a pretensão de recepcionar o FSM. Em reunião do Conselho Internacional realizada no início de junho último, em Marrocos, a proposta foi aprovada, dando início ao processo de preparação nos referidos municípios.

Em Novo Hamburgo um comitê local que agrega também pessoas e entidades dos municípios vizinhos, mantém reuniões periódicas e diálogo permanente com o Comitê Estadual, sediado em Porto Alegre. A cidade se prepara também para montar o eixo principal do 10º Acampamento Intercontinental da Juventude, que deve receber jovens do mundo todo para práticas alternativas de convivência. Segundo o comitê local, o acampamento deve acontecer em Lomba Grande, com duração de dez dias, em homenagem aos dez anos do FSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário