quarta-feira, 15 de julho de 2009

Primeiro Telecentro de Novo Hamburgo já está em funcionamento

Inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 15 de julho, na Agência Municipal de Empregos
Com o objetivo de ampliar o acesso da população às novas tecnologias, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está colocando em prática o Programa de Inclusão Digital, com a implantação de Telecentros Comunitários. Numa parceria com o governo federal, a Administração pretende disponibilizar pelo menos cinco destes espaços na cidade, um por semana, a começar pelo instalado nas dependências da Agência Municipal de Empregos (AME), inaugurado na manhã de hoje, 15 de julho.

A inauguração aconteceu diante de grande público, e contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, da secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, da secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüler e do coordenador da implementação do projeto no município, o analista de sistemas da SDS, Charles Hoher, além de membros do Executivo e Legislativo Municipal. O prefeito Tarcísio destacou o investimento que o governo federal tem feito na área da inclusão digital e reafirmou que o Município tem obrigação de liderar o acesso do cidadão a este direito. “Comunicação hoje é um bem fundamental, porque suas ferramentas permeiam todos os aspectos da vida. Nosso governo tem que ser mais informatizado, para que possa ampliar sua relação com a comunidade”, declarou.

Para Hoher, o acesso ao mundo digital, fundamental nos dias de hoje, só se dará se mais uma vez ocorrer atuação estatal. “Para dar direito à comunicação, hoje, é preciso dar acesso a Internet, e isso é tarefa dos governos”, defendeu. O coordenador acredita que com este passo começa a se definir o futuro da área tecnológica em Novo Hamburgo. “É preciso destacar também que tudo aqui opera com software livre”, completou. Já a secretária Jurema lembrou a todos de que os equipamentos já estavam disponíveis no município desde março de 2008, mas que faltou “vontade política” para a administração anterior. “Não tem explicação este equipamento ter ficado mais de um ano parado”, citou.

Como acessar
O telecentro da AME tem como objetivo principal contribuir para que a população ingresse no mercado de trabalho ou retorne para ele. No local estão disponíveis dez computadores equipados com navegadores de Internet e pacotes básicos dos programas mais utilizados. Para auxiliar no processo, há monitores capacitados, que auxiliam quem não tem conhecimento das linguagens virtuais. Em breve também estarão disponíveis cursos de informática, inclusive com tele-aulas, mas inicialmente apenas o uso convencional pode ser realizado. Para ter acesso aos computadores é preciso um cadastro, que pode ser feito no ato, mediante apresentação de qualquer documento pessoal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45, sem fechar ao meio-dia. O uso individual é de 30 minutos por pessoa, que pode ser ampliado em caso de não houver fila de espera. O telecentro está localizado no 2º andar do Centro da Cidadania, na Rua David Canabarro, 20, bairro Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário