domingo, 23 de agosto de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer






O CASO EDIR MACEDO


“Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade. Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos.[...]” (Atos 4. 32-37, Bíblia Sagrada, Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Nas últimas semanas temos visto na mídia acusações contra o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo. As acusações são sobre lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O Ministério Público acusa o bispo de desviar dinheiro da igreja para fins particulares em suas empresas. O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, em uma de suas edições mostrou cenas de cultos realizados pela Igreja Universal onde mostram os pastores falando em doações de dinheiro e até em doação de casas e carros em prol da obra de Deus. Em contrapartida, citam as bênçãos de Deus e o amor àqueles que estão sofrendo e precisando ouvir a Palavra do Senhor. Não acho que homens são perfeitos e que o líder de uma igreja é o próprio Deus (como vemos por aí), mas por amor à Palavra de Deus e, creio, inspirado pelo Seu Espírito, penso que devemos analisar algumas informações noticiadas de forma separada, buscando na Bíblia as respostas para tais situações.

Os versículos acima mostram claramente que os cristãos primitivos vendiam suas propriedades e davam o dinheiro aos apóstolos. Cita até que “[...] José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos.” Diz ainda que Deus abençoava muito a todos. Mas por que eles vendiam suas terras e propriedades para doar o dinheiro aos apóstolos, executores da obra do Senhor? Porque tinham amor pela obra de Deus, porque tinham tido uma experiência com Jesus e eram gratos pelo sacrifício dEle na cruz para a salvação dos pecadores, e porque criam que Jesus não lhes deixaria faltar nada. Pelo contrário, criam que Deus os abençoaria por estarem sacrificando para a obra da salvação. Será que Pedro, Filipe, Tiago eram ladrões por aceitar esse dinheiro? Será que eram ladrões por pedir ofertas nas reuniões? Alguns religiosos podem dizer que não podemos comparar a Igreja Universal e seus pastores com os apóstolos. Temos, porém, que compreender que, naquela época, os apóstolos eram considerados charlatões pelos religiosos judeus. Os apóstolos, assim como Jesus foi, eram acusados de pregarem doutrinas estranhas e práticas enganadoras em relação à religião dominante: o judaísmo. Ou seja, salvo as devidas proporções de cada época, podemos dizer que a situação é a mesma. Além disso, Deus afirma em Malaquias 3. 6:“[...] Eu sou o SENHOR e não mudo.[...]”. Ora, se no passado Deus se agradava das ofertas e abençoava as pessoas que davam sem apego e com alegria, porque hoje seria diferente?

Não entendo como cristãos podem se escandalizar ao verem tal prática na televisão. Se ainda fosse um incrédulo, um ateu, até entenderia, porque esses não creem em Deus. Mas cristãos? Pessoas que dizem acreditar em Deus? São esses mesmos religiosos, os quais não têm uma fé prática de amor à Sua obra, que crucificaram Jesus. Se Jesus estivesse hoje aqui, pedindo ofertas, pedindo terrenos, carros e casas para anunciar a Sua mensagem, estes mesmos que criticam as igrejas, mas dizem crer em Deus, pregariam-nO numa cruz mais uma vez.. Leia Mateus 19. 21 e veja como o Senhor Jesus prova o amor das pessoas. Se você não dá dízimos e ofertas na Igreja Universal porque acha que os dirigentes são ladrões, é um direito seu. Mas e na sua igreja? Lá onde você ouve a palavra de Deus? Lá onde você confia que Deus está? Quanto você tem ofertado a Deus? É R$ 50,00, ou você tira aquela nota de R$ 1,00 mais amassada que você tem na carteira? Você dá um presente de R$ 100,00 para seu filho, mas dá uma esmola a Deus? Nas suas atitudes é que você mostra a Deus qual é a sua prioridade, onde está o seu coração.

Quanto á questão do desvio de dinheiro da igreja para empresas particulares, creio que se o bispo for culpado, deve responder na justiça por isso. Se for provado que tudo isso realmente aconteceu, os responsáveis devem ser afastados da igreja, pois a igreja realiza suas funções independente da má fé de qualquer um de seus membros. Da mesma forma, se for julgado inocente, que essas mesmas emissoras que mais uma vez se deleitaram em anunciar denúncias contra o principal concorrente, mostrem em sua “telinha” a sua inocência. Sejamos justos, e não partidários. Todavia, à pessoa que critica tanto esse suposto desvio, eu perguntaria: Será que, mesmo Edir Macedo sendo culpado, você é melhor do que ele? Olhe para a honestidade de seu imposto de renda, para seus lucros, para os “gatos” de tv a cabo. Jesus afirmou: “[...].Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra [...]” (João 8. 7). E também: “[...] Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar os outros. E com mais dureza ainda!” (Marcos 4. 24). Vamos ter sabedoria, meus irmãos, para não nos precipitarmos em julgar alguém, mas sim julgarmos a nós mesmos (Romanos 14. 10-12).

Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário