segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Novo Hamburgo assina intenção ao Programa Mais Cultura

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), formalizou na tarde desta segunda-feira, 24 de agosto, em Canoas, juntamente com outros 106 municípios gaúchos, a intenção de adesão ao Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). Estiveram presentes no encontro a secretária de Articulação Institucional do MinC, e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, e o diretor geral de Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos Piuba, também do MinC.
O Mais Cultura tem como objetivo promover o acesso da população, especialmente os jovens da classe C, D e E, aos bens e serviços culturais. Segundo a secretária de Cultura de Novo Hamburgo, Anita de Oliveira, o projeto é um reconhecimento do governo federal de que a cultura é uma necessidade básica e um fator importante no desenvolvimento social e econômico do país. “O Mais Cultura marca uma proposta que a secretaria já tem como meta desde o início da administração, o de descentralizar o acesso e as manifestações artísticas no município. Com isso, conseguiremos mostrar, também, que é possível ter investimentos na área cultural, trabalhando-a com cidadania e visando atingir toda a comunidade”, explica Anita.
Assinando esta intenção, a secretaria terá agora que formatar um plano de ação que será apresentado ao MinC. Nesta terça-feira, 25 de agosto, a secretária de Cultura estará reunida com o diretor geral de Livro, Leitura e Literatura, para receber orientações sobre o processo de adesão. “Pretendemos elaborar este plano até o final do ano, para já em 2010 implantar projetos do Mais Cultura no município”, destaca. Segundo ela a proposta é de direcionar o plano de Novo Hamburgo em um único foco, como a construção de um Espaço Multicultural. “Assim conseguiremos abranger o acesso da comunidade a todos os tipos de manifestações culturais”, diz.

Sobre o Programa Mais Cultura

O Programa promove a melhoria da qualidade de vida protegendo a diversidade cultural e ampliando o acesso a bens e serviços. Várias ações se integram para construir os objetivos de promoção da cidadania pelo caminho da cultura, como a modernização de bibliotecas (ação de estímulo a leitura, modernizando os espaços e ampliando acervos), o Cine Mais Cultura (promoção do acesso às obras audiovisuais e apoiar a sua difusão), o Pontos de Leitura (reconhecimento das iniciativas e projetos de incentivo da leitura em diversos locais) e o Vale Cultura (viabilização do acesso de trabalhadores e suas famílias a bens e serviços culturais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário