terça-feira, 25 de agosto de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger












O Pico do Itabirito

Pico do Itabirito - 1.586 metros de altitude e a 20 km da cidade de Itabirito, MG. Adorado pelos povos primitivos da região, pela pompa tornou-se o Monte Sagrado. Inspirava a presença de deuses, fazendo a idolatria de indígenas que se reuniam em torno da enorme pedra, constituída de pura hematita (Do Gr. haîma = sangue + Do Tupi ita = pedra) Pedra de Sangue. O Pico é tombado pelo Patrimônio Natural Estadual, mas, para visitá-lo, é necessário autorização da MBR. Apesar do tombamento, está sendo desmontado por essa mineradora, nem sempre com espírito de conservação da natureza ou espírito nacionalista - e os itabiritenses deixam!...
Vai acontecer o que aconteceu com os itabiritanos: perderam o Pico Cauê - a Vale do Rio Doce o desmontou!
Um dia os itabiritenses só verão o Pico do Itabirito nas antigas fotografias, no brasão da cidade ou em sua bandeira! Acordem!
Quando quiserem ver horrendos crimes ambientais, passem pela estrada de Mariana a Catas Altas, ou de Congonhas a Belo Vale – nossa imprensa se cala! A Vale deixa as serras e vales valendo nada!...e ainda se diz cada vez mais verde e amarela!


Pico do Itabirito daqueles tempos... que eu escalei!




Pico do Itabirito atual...



Benedito Franco
Enviado pelo autor, Coronel Fabriciano-MG
22 agosto, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário