quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Professor de biomedicina implanta exame para gripe suína com diagnóstico em 24h

O professor do curso de Biomedicina da Feevale, Vlademir Cantarelli, desenvolveu, em parceria com os farmacêuticos-bioquímicos Diogo Pilger e Fabiana Pereira, um kit para identificação do vírus Influenza A H1N1 - causador da doença popularmente conhecida como gripe suína - que possibilita a divulgação do resultado em no máximo 24 horas.



O teste foi criado pelo laboratório Weinmann, de Porto Alegre, do qual Cantarelli é consultor científico. O diagnóstico rápido se dá por uma multiplicação do material genético do vírus.



"O influenza circula entre aves, porcos, e humanos. O vírus aviário não infecta diretamente o humano, porque não temos o receptor . Já o porco tem os dois receptores, para o influenza aviária e humana. Então, quando há uma dupla infecção, acontece uma recombinação do vírus no porco. Então se tem um vírus com material genético aviário, com capacidade de se fixar na célula humana. É esse material específico, de linhagem suína, que diagnosticamos como H1N1" avalia Cantarelli.



Apenas exames de pacientes graves e com requisição médica são aceitos. O custo do exame gira em torno de 200 reais. A capacidade do laboratório é para 60 testes por dia.



Procedimentos na Feevale

A partir do próximo semestre, este e outros diagnósticos laboratoriais complexos poderão ser feitos na própria Instituição. Está em fase de implantação um laboratório de microbiologia molecular, de 155 m², que será utilizado para pesquisa, cursos de especialização, prestação de serviços e aulas práticas.



Equipamentos para detecção e análises de DNA, seqüenciador de DNA, microscópios invertidos, imunofluorescência e fluxos laminares para cultivo de células e vírus são alguns dos aparatos que estarão disponíveis no laboratório, instalado no 2º andar do prédio Vermelho.



"Este laboratório será ideal para este tipo de demanda. O melhor local para o desenvolvimento destes testes é na universidade, em unidades de pesquisa", diz o professor.



Para saber mais

www.weinmann.com.br

www.feevale.br/biomedicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário