quarta-feira, 13 de maio de 2009

Coordenadoria de Juventude realiza seminário para qualificação de gestores

Com a realização do I Seminário Estadual de Gestores e Agentes de Juventude, os municípios da região promovem a primeira ação integrada para discutir políticas para a juventude. O evento, que acontece nos dias 15 e 16 de maio (sexta e sábado) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (rua Ipiranga, 925, Centro), é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude de Novo Hamburgo em parceria com a Coordenadoria de Juventude de Canoas. A atividade também conta com o apoio das diretorias de Juventude de São Leopoldo e Esteio, além da Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude de Gravataí.

O credenciamento abre às 8h da sexta-feira e a programação inicia com o painel “A crise mundial e os impactos na juventude”, no qual expõem suas idéias os economistas João Sicsu e Jorge Abrahão de Castro, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), e o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, Leonardo Müller. À tarde, outra mesa reunirá o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude e vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e representantes dos Ministérios do Esporte, Educação e da Agricultura.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Novo Hamburgo, Roger Correa, este será um dos pontos altos do seminário. “A participação de membros do Governo Federal oportunizará que todos se apropriem das políticas em andamento a nível nacional”, observa Correa. No sábado pela manhã, a programação inclui o relato das experiências vivenciadas em cada município pelas coordenadorias e entidades participem as atividades. Durante o encontro, segundo Correa, será aproveitada a presença das diversas representações para a criação de um Fórum Estadual de Gestores de Juventude. “O principal momento do Seminário será este, porque o fórum pretende ser um espaço permanente para trocas de experiências e articulação das políticas públicas, tanto entre os espaços de juventude nos governos como com a sociedade civil, através das entidades e movimentos sociais”.
Imprensa Prefeitura Novo Hamburgoimprensa@novohamburgo.rs.gov.br