sábado, 16 de maio de 2009

Chuvas amenizam quadro de estiagem no RS
13/05/2009/173802



A chuva que caiu na terça-feira, dia 12, e no dia de hoje não é suficiente para normalizar o abastecimento de água no RS, mas traz alívio para o campo. A afirmação é do presidente da Emater/RS, Mário do Nascimento , que também vê na precipitação das últimas horas a possibilidade da retomada do plantio de pastagens e do trigo, interrompidos devido ao agravamento da seca nos últimos dias.

A expectativa em relação a esta safra de grãos de verão, era de repetir a supersafra de 2007, que foi de mais de 22 milhões de toneladas de grãos, o que não se confirmou este ano. “A chuva de janeiro e fevereiro foi decisiva para os resultados desta safra, pois era o período da floração e enchimento dos grãos”, explicou o presidente.

A preocupação agora é com a produção de leite, que deve continuar sofrendo nas próximas semanas, devido a pouca disponibilidade de alimento para o rebanho. “Ainda que as pastagens sejam plantadas agora, deverá levar 40 a 50 dias para que os primeiros resultados apareçam”, disse Nascimento. O RS é responsável pela produção de 2,9 bilhões de litros de leite, sendo que desde o início da estiagem houve uma redução de 50% na produção de leite, o que representa em torno de 100 milhões de litros a menos por mês.

Para a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, os programas de irrigação desenvolvidos pela instituição junto com o Governo do Estado podem contribuir para amenizar o quadro. “A irrigação é um caminho sem volta no RS. E essa é a grande virtude do governo do Estado, que está tendo a atitude de enfrentar a seca. Infelizmente, a chuva não é a regra no RS, ela é a exceção”.

A diretora explicou que os custos de instalação de açudes e cisternas são praticamente nulos para o produtor, conforme prevê o programa Pró-Irrigação. Segundo ela, a Emater faz o projeto e o governo cobre entre 50% e 80% o custo da obra. “Basta o produtor procurar o técnico da Emater do seu município, que fará o levantamento e o projeto”, concluiu.