quarta-feira, 12 de maio de 2010

Moradores do bairro Canudos recebem novo espaço de assistência social

Moradores do bairro Canudos recebem novo espaço de assistência social



Na quarta-feira, dia 12 de maio, a comunidade do bairro Canudos pôde desfrutar de uma tarde diferente durante a entrega da revitalização da Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Monteiro Lobato. A atividade teve apresentação de banda marcial, brincadeiras, cachorro-quente e refrigerante. Foram investidos R$ 54.090,63 na reforma do local, incluindo pintura, manutenção da rede hidráulica e elétrica, troca do piso e luminárias, colocação de alambrado, depósito de gás e bicicletário. Também foram adquiridos novos móveis e equipamentos. A unidade, além de atender 125 crianças e adolescentes, também acolhe 81 famílias da comunidade.

O secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, que representou o prefeito Tarcísio Zimmermann na solenidade, falou sobre o processo de transformação que a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está fazendo nos espaços de assistência social da cidade. “É um momento importante para o povo. Esta Administração está promovendo mudanças nas práticas de atendimento às crianças das comunidades carentes. A qualificação deste espaço de cidadania proporciona a estas crianças um ambiente para se constituírem enquanto seres humanos, pois temos aqui um local de proteção”, afirmou.

A titular da SDS, Jurema Guterres, destacou que cada criança, seja de família rica ou pobre, possui a mesma capacidade de aprendizagem. “Para que ocorra uma igualdade no processo de aprendizagem é preciso oportunizar situações de experiência. O URAS Monteiro Lobato, além do reforço escolar, estimula outras aptidões dos pequenos que aqui são atendidos. Nosso desafio é oferecer espaços de atendimento com dignidade e respeito”, destacou.



“A URAS Monteiro Lobato tem uma história muito bonita. É um local que merece todo nosso carinho e cuidado, agradeço a Prefeitura por fazer daqui um lugar mais bonito e acolhedor”, declarou a dona-de-casa Lúcia Constante, que tem uma filha atendida no local.



O que é URAS?

A Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) é destinada à prestação de serviços e programas socioassistenciais nos municípios, com trabalho direcionado. Podem ser idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. A unidade deve necessariamente estar ligada a algum Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Em Novo Hamburgo eles são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário