quarta-feira, 12 de maio de 2010

Marcas podem se diferenciar com design estratégico

Marcas podem se diferenciar com design estratégico



Empresa instalada na Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale, em Campo Bom, utiliza o design e o marketing para o crescimento dos clientes




Atraídas pela busca incessante de originalidade, diversas empresas estão dando maior atenção ao design estratégico dos seus produtos. Na opinião de Vinicius Prado, diretor da D+E Design Estratégico, empresa instalada na Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale, em Campo Bom, qualquer segmento pode utilizar essa estratégia no desenvolvimento das suas criações. "Pensar para onde se quer ir antes de iniciar um determinado projeto é um fator de sucesso para qualquer negócio. Neste sentido, o design estratégico torna-se um diferencial importante para as marcas", afirma.



Prado lembra que o Vale do Sinos, grande produtor calçadista, perdeu muito na última década com a diferença cambial, juntamente com a entrada em massa de produtos chineses no mercado, e, infelizmente, não evoluiu o suficiente para se libertar totalmente da cultura da cópia de produtos importados. "O design, sobretudo se utilizado de forma estratégica, pode ajudar na transformação dessa realidade, principalmente neste momento em que todos os olhares estão voltados para o Brasil, que será sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e é exemplo de política social."



Para Prado, o desenho de um produto, guiado pela estratégia da empresa, pode ser um grande diferencial da marca. "É pensar primeiro em negócio, ou seja, identificar o que o mercado gostaria de ter, onde se pode chegar, o que se pode oferecer e, somente depois, tornar tudo isso viável através do design", enfatiza. Ele diz, ainda, que a aplicação do design estratégico depende de um fator-chave: a empresa tem que estar aberta a uma mudança cultural. "Os trabalhos sempre começam levando em conta as demandas diárias. Consistem, basicamente, em verificar onde a empresa quer chegar, o que ela tem e, a partir daí, definimos de que forma será feito. Geralmente em quatro coleções já temos mudanças consideráveis," explica.



É justamente esse o trabalho da D+E Design Estratégico, que auxilia no crescimento das empresas através do design e do marketing. Buscando sempre a inovação, a lucratividade e a segurança, o trabalho da empresa é focado nas ferramentas de design de negócios, criação de marca, design de produto e marketing. A empresa conta com profissionais especializados e focados na elaboração de plano de negócios e desenham produtos para as mais diversas organizações. "Nossa metodologia soma estratégia ao design e, assim, a lucratividade realmente acontece", comenta Prado, que durante 13 anos trabalhou à frente do design da Altero (Sapiranga).



A D+E Design Estratégico está instalada na Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale, em Campo Bom (Av. Edgar Hoffmeister, 600). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3597-5817 ou pelo e-mail contato@dmaise.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário