quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Semana Farroupilha vai resgatar os valores dos gaúchos






A Prefeitura de Novo Hamburgo e a Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH) lançaram oficialmente neste sábado, dia 5 de setembro, a Semana Farroupilha. A programação ocorreu em uma cerimônia realizada no Salão de Atos do Colégio Marista Pio XII. As comemorações começam já no próximo dia 12, e seguem até o dia 20 de setembro, data comemorativa da Revolução Farroupilha, com diversas atividades no Parque do Trabalhador, no bairro Primavera. Dentro da semana, ocorrerá ainda o 5º Rodeio Farroupilha, o 4º Rodeio Artístico Estudantil Municipal e o 2º Rodeio Artístico Estudantil Estadual. Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, as festividades trazem de volta os valores da Revolução Farroupilha, como a democracia e o respeito. “Aprendi ao longo dos anos que todas as coisas que vigoraram, por doação, têm valor, sentido e significado”, citou referindo-se ao cultivo da cultura gaúcha.

O homenageado da principal festividade gaúcha no Município, que esteve presente no evento, será Níveo Leopoldo Friedrich, hamburguense conhecedor, participante e cultivador do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. No final da solenidade Tarcísio foi presenteado pela ATNH com botas, pilcha, camisa e lenço, como representação do compromisso do povo hamburguense com as tradições riograndenses.



Rodeio Artístico

No Parque do Trabalhador, no dia 14 de setembro, inicia o 4º Rodeio Artístico Estudantil Municipal. A programação dará espaço para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental mostrem seu talento por meio de exposições de obras de arte, declamação, canto e dança com os integrantes do programa Gurizada de Galpão, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Além disso, o rodeio, que encerra no dia 18, contará com um concurso de redação sobre o tema que guia as atividades nesta edição: “Os Farroupilhas e suas façanhas”. Ao final deste evento será lançado um livro contendo informações das escolas participantes, imagens das atividades e as redações ganhadoras do concurso.

O Gurizada de Galpão é um programa que leva às escolas atividades características da cultura tradicionalista, como dança folclórica e declamação por meio de oficinas que são oferecidas no contra-turno das aulas da rede municipal. O programa busca o resgate e a valorização da história e a geografia do Rio Grande do Sul, além de lendas e folclore.



Programação

As atividades campeiras começam no dia 12 de setembro, com o Acampamento Farroupilha e tiro de laço Raspadinha. No dia seguinte é a vez das competições entre as equipes do 2º Rodeio Artístico Estudantil Estadual. A chegada da Chama Crioula no Parque do Trabalhador, que será conduzida pelos cavalarianos, está marcada para o dia 14, junto com o início do 4º Rodeio Artístico Estudantil Municipal, que segue até dia 17.

No final da tarde do dia 14 será realizada também a Missa Crioula e o Culto Ecumênico. Em seguida ocorrem apresentações artísticas das invernadas de dança do DTG Sinuelo, do Colégio Marista Pio XII. Dia 15 ocorrem as apresentações artísticas dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) de Novo Hamburgo e do Coral de Vozes do CTG Porteira Velha. Um dia depois o destaque das atrações fica por conta da 1ª Mostra de Culinária Gaúcha. Já no dia 17 haverá o Concurso de Trovas. Na sexta-feira, dia 18, destaque para o show e baile com Roger Constatino & Loko de Bom. O 5º Rodeio Farroupilha, com atividades campeiras na cancha de laço, começa no sábado, dia 19, com show do Grupo Americanto, com Raul Quiroga, Nina França e Grupo.

No dia 20 de Setembro, data em que é comemorada a Revolução Farroupilha, as atividades começam às 9 horas, na Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, com o hasteamento das bandeiras e o Desfile Temático. Ao meio-dia haverá confraternização das entidades no Parque do Trabalhador. A extinção da Chama Crioula marcará o encerramento da Semana Farroupilha, seguido de show com César de Oliveira e Rogerio Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário